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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPascual, Jesus Garcia-
dc.contributor.authorJesuino, Sabrina Leite Cardoso dos Santos-
dc.date.accessioned2013-11-26T14:44:29Z-
dc.date.available2013-11-26T14:44:29Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationJESUINO, Sabrina Leite Cardoso dos Santos. Vozes de crianças em tratamento oncológico: significados e sentidos do câncer pela perspectiva vigotskiana. 2013. 157f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6845-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectHistorical-cultural psychologypt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectCâncer em crianças - Fortaleza(CE) - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectCâncer em crianças - Assistência hospitalar - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectCâncer - Pacientes - Fortaleza(CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectâncer - Pacientes - Fortaleza(CE) - Relações com a famíliapt_BR
dc.subjectCentro Pediátrico do Câncerpt_BR
dc.titleVozes de crianças em tratamento oncológico: significados e sentidos do câncer pela perspectiva vigotskianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve por intuito promover a escuta de significados e sentidos do câncer em crianças sob o tratamento oncológico ambulatorial, no Centro Pediátrico do Câncer de Fortaleza. Toda a investigação baseou-se na fundamentação teórica da Psicologia Histórico-cultural de Vigotski e nas fontes referentes à Psiconcologia. Diante disso, apresenta-se como interesse científico a busca pelo entendimento de como as próprias crianças acometidas pelo câncer significam e atribuem sentido à doença. Secundariamente, procura-se compreender como a família, copartícipe deste processo, influencia as crianças na transmissão do significado da doença. A pesquisa foi conduzida segundo o método qualitativo, de acordo com o qual foram priorizadas as particularidades do adoecimento de câncer para as crianças. Utilizaram-se como procedimentos de elaboração dos dados o desenho e o brinquedo, fontes importantes para a criação de um ambiente lúdico favorável à expressão das crianças. A observação participante constituiu meio valioso de contextualização dos aspectos hospitalares e das interações de crianças com todo esse universo. As entrevistas com as mães forneceram subsídios complementares, com auxílio na composição dos casos e na contextualização do próprio entendimento da expressão da criança. A análise se concentrou no estudo microgenético dos casos de duas meninas de seis anos, que se encontravam em tratamento ambulatorial. A apreciação das falas das crianças, em cada caso específico, destacou os significados e sentidos referentes ao tumor, hospitalização, cirurgia, dentre outros. Verifica-se que o pensamento dessas crianças em relação ao adoecimento se mostra fundamentalmente por complexo, fenotipicamente semelhante ao conceito propriamente dito pela qualidade e natureza psicológica. Perceberam-se, então, a instabilidade e a inconsistência dos significados apresentados pelas crianças, quando consideramos o conceito propriamente dito. Isso não expressa desvalorização do pensamento infantil e das suas experiências, pelo contrário. Com origem nos dados de entendimento da criança sobre a doença, poder-se-á, contribuir para maior adequação das comunicações com a díade mãe/paciente e maior aproximação do pensamento infantil e, consequentemente, maiores cuidados psíquicos à criança.pt_BR
dc.title.enVoices of children in treatment of cancer: meaning and directions of cancer by vigotski perspectivept_BR
Aparece en las colecciones: PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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