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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68457
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Jucá, Paulyne Matthews | - |
dc.contributor.author | Resende, Gabriel Lima Paixão Albuquerque de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T14:02:56Z | - |
dc.date.available | 2022-09-22T14:02:56Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Gabriel Lima Paixão Albuquerque de. Identificação das mudanças provocadas pela pandemia na comunicação em ambientes de trabalho de desenvolvimento de jogos. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68457 | - |
dc.description.abstract | The pandemic brought changes that echo in people's lifestyle, affecting both their family routine and their work environment. In game development companies, it is no different, and many of these companies have gone through several challenges to be able to establish a productive and organized environment, in addition to keeping their workers focused and motivated. As a result, several practices were applied during the pandemic to be able to soften the impacts on the work market, with remote work being one of the most used. Due to remote work, there have been several positive and negative changes to the working environment for developers. Thus, the objective of this work is to identify the adaptations that were made regarding communication for remote work and what remained in use even after the face-to-face return. This work is characterized as an exploratory research through a case study with quantitative and qualitative evaluation using online questionnaires with open and closed questions, as well as semi-structured interviews applied remotely to game developers, so that an analysis of the data is carried out. collected and thus identify the changes that have occurred and which have come to contribute and remain during and after this pandemic period. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogos-Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Teletrabalho | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.title | Identificação das mudanças provocadas pela pandemia na comunicação em ambientes de trabalho de desenvolvimento de jogos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pandemia trouxe mudanças que ecoam no estilo de vida das pessoas, afetando tanto a sua rotina familiar, quanto ao seu ambiente de trabalho. Em empresas de desenvolvimento de jogos, não é diferente, e muitas destas empresas passaram por diversos desafios para conseguirem estabelecer um ambiente produtivo e organizado, além de manter seus trabalhadores focados e motivados. Com isso, foram aplicadas diversas práticas durante a pandemia para poder amenizar os impactos no mercado de trabalho, sendo o trabalho remoto uma das mais utilizadas. Devido ao trabalho remoto, houve diversas mudanças positivas e também negativas para o ambiente de trabalho dos desenvolvedores. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as adaptações que foram feitas com relação a comunicação para o trabalho remoto e o que permaneceu em uso mesmo depois do retorno presencial. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa exploratória através de estudo de caso com avaliação quantitativa e qualitativa se utilizando de questionários online com perguntas abertas e fechadas, além de entrevistas semiestruturadas aplicadas remotamente aos desenvolvedores de empresas de jogos, para que seja feita uma análise dos dados coletados e assim identificar as mudanças ocorridas e quais que vieram para contribuir e permanecer durante e após esse período pandêmico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_tcc_.glparesende (1).pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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