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dc.contributor.authorSaraiva, Raisse Layane de Paula-
dc.contributor.authorBarros Neto, José de Paula-
dc.contributor.authorMaués, Luiz Maurício Furtado-
dc.date.accessioned2022-09-16T19:16:02Z-
dc.date.available2022-09-16T19:16:02Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBARROS NETO, J. P.; SARAIVA, R. L. P.; MAUÉS, L. M. F. Proposta de modelo estatístico para hierarquização do resultado de pesquisas de satisfação de clientes. Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 47-63, jul./set. 2021. https://doi.org/10.1590/s1678-86212021000300537pt_BR
dc.identifier.issn1678-8621-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68326-
dc.description.abstractMeeting customer requirements is crucial for any company or industry, since delivering to customers the products they need or desire is their reason for existing. In housing projects, understanding those requirements and translating them into design attributes is a way to achieve customer satisfaction and ensure a competitive edge to the company. In order to do that, different methods focused on the qualitative aspects have been used. However, those methods have proven to be limited with regards to ensuring the quality of building products. With the purpose of proposing a method to build a hierarchy of the requisites resulting from customer satisfaction surveys, based on quantitative aspects, this study analysed a databank formed by customer satisfaction surveys in housing developments with different economic standards. The study applied measures of central tendency and dispersion, reliability tests by means of the Cronbach's Alpha and factor analysis. The results show that the main tool to help meeting the aims is factor analysis, with the constructive aspects related to size, quality, functionality and comfort more likely to provide satisfaction to customers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAmbiente Construídopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectRequisitos de clientespt_BR
dc.subjectProdutos imobiliáriospt_BR
dc.subjectModelo estatísticopt_BR
dc.titleProposta de modelo estatístico para hierarquização do resultado de pesquisas de satisfação de clientespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtender aos requisitos dos clientes é primordial para qualquer empresa ou indústria, uma vez que entregar aos clientes o produto que eles desejam é a sua razão de existir. Nos projetos habitacionais, compreender e traduzir tais requisitos em atributos de projeto visa buscar a total satisfação dos clientes e garantir vantagem competitiva. Para tanto, metodologias baseadas em aspectos qualitativos vêm sendo desenvolvidas, ainda assim, estas apresentam limitações quanto à garantia da qualidade dos produtos imobiliários. Com o intuito de propor um modelo para hierarquizar requisitos resultados de pesquisas de satisfação, baseado em aspectos quantitativos, este trabalho se dispôs a analisar um banco de dados composto por pesquisas de satisfação de empreendimentos habitacionais de padrões econômicos distintos. Foram empregadas análises das medidas de tendência central e dispersão, determinação da confiabilidade por meio do Alpha de Cronbach e análise fatorial. Pôde-se constatar que a principal ferramenta capaz de atender aos objetivos é a análise fatorial, sendo os aspectos construtivos com maior possibilidade de fornecer satisfação aos clientes aqueles relacionados a tamanho, qualidade, funcionalidade e conforto.pt_BR
dc.title.enStatistical model proposal for ranking the results of customer satisfaction surveyspt_BR
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