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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Rafael Rodrigues da-
dc.contributor.authorFeitosa, Maria Gabriela Ferreira-
dc.date.accessioned2022-09-15T20:06:56Z-
dc.date.available2022-09-15T20:06:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFEITOSA, Maria Gabriela Ferreira. Projeto Terceiro Turno: o que atravessa a alfabetização de mulheres negras na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Fortaleza (CE)? Orientador: Rafael Rodrigues da Costa. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Curso de Graduação em Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68264-
dc.description.abstractThe idea of education as a fundamental right is relatively new in Brazil. Only due Federal Constitution of 1988 is that some rights started to be guaranteed, such as the universalization of access and democratization of public education.When we talk about Youth and Adult Education (EJA), it was only in 1996, with the implementation of Law 9,394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, article 37), that it gained any prominence. The multimedia project called “Terceiro Turno” uses this fact to raise the question: In what ways do racial, class and gender aspects modify the EJA ecosystem in a school in the district of PICI, Fortaleza (CE)? With that in mind, we decided to investigate the histories and dynamics of a classroom at the Escola Adroaldo Teixeira Castelo, in PICI, focusing on the role of older black women. Among the objectives of the “Terceiro Turno” are: investigate the reason for these women not have followed the regular course of basic education; understand the reasons that led that womens to seek the EJA classroom (whether for the first time or a return trip) and, finally, find out how the teaching modality offered to Youth and Adults in Ceará works and if it is effective for what to promises: to alphabetize. To this end, we used focus group and snowball methodologies. The project has 1 website, 1 webzine and 1 instagram profile. Positioned, Decolonial and Literary Journalism were strategies that supported this research, carried out in a hybrid way: face-to-face when possible (due to Covid-19) and remotept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectJornalismo posicionadopt_BR
dc.subjectJornalismo literáriopt_BR
dc.subjectJornalismo decolonialpt_BR
dc.titleProjeto Terceiro Turno: o que atravessa a alfabetização de mulheres negras na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Fortaleza (CE)?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA ideia de educação como direito fundamental é relativamente nova no Brasil. Somente com a Constituição Federal de 1988 é que alguns direitos passaram a ser garantidos, como a universalização do acesso e democratização do ensino público. Quando falamos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), somente em 1996, com a implantação da Lei 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 37), é que ela ganha algum destaque. O projeto multimídia Terceiro Turno mune-se desse fato para lançar o questionamento: de que formas os recortes raciais, de classe e de gênero modificam o ecossistema da EJA em uma escola no Bairro Pici, em Fortaleza (CE)? Com isso em mente, decidimos investigar as histórias e dinâmicas das salas de aula da Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo, bairro Pici, com foco no protagonismo de mulheres negras mais velhas. Entre os objetivos do Terceiro Turno estão: investigar o motivo de essas mulheres não terem seguido o curso regular da educação básica; entender os motivos que levaram essas mulheres a procurarem a sala de aula da EJA (seja pela primeira vez ou um retorno) e, por fim, descobrir como funciona a modalidade de ensino oferecida para Jovens e Adultos no Ceará e se ela é eficaz ao que promete: alfabetizar. Para tal, utilizamos as metodologias de grupo focal e bola de neve. O projeto conta com 1 site, 1 webzine e 1 instagram. Jornalismo Posicionado, Decolonial e Literário foram estratégias que sustentaram esta pesquisa, realizada de forma híbrida: presencial quando possível (devido Covid-19) e remota.pt_BR
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