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Tipo: Dissertação
Título: Construções geométricas com régua e compasso como disciplina eletiva
Autor(es): Benigno, José Gilson de Souza
Orientador: Melo, Marcelo Ferreira de
Palavras-chave: Desenho geométrico - Estudo e ensino;Aprendizagem ativa;Geometrical drawing - Study and teaching;Active learning
Data do documento: 2022
Citação: BENIGNO, J. G. S. Construções geométricas com régua e compasso como disciplina eletiva. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esse trabalho vem mostrar que “Construções Geométricas com Régua e Compasso como Disciplina Eletiva”, desenvolvido nos anos finais do ensino fundamental, bem como no ensino médio, pode contribuir para motivar o interesse dos docentes com relação ao componente curricular Geometria e consequentemente ampliar o seu conhecimento matemático. Aprender conceitos matemáticos de forma prática e interativa, torna o processo ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso. O estudante que compreende uma generalização de um determinado conhecimento matemático, não apenas como uma mera formalização, mas que se sente seguro para justificar com suas próprias argumentações o porquê dessa síntese, ele se torna mais confiante e seguro para utilizá-la em situações desafiadoras do seu cotidiano. Desenvolver habilidade de efetuar construções geométricas utilizando régua e compasso, demonstrar propriedades em quadriláteros associados aos casos de congruência entre triângulos, conhecer lugares geométricos, bem como suas propriedades, são alguns dos objetivos a serem atingidos com essa proposta de trabalho educacional. A fundamentação teórica desse trabalho se baseia nos níveis de aprendizagem geométrica de Van Hiele. No decorrer da eletiva, o estudante deverá vivenciar os cinco níveis apresentados pelo pesquisador holandês, ou sejam, a visualização, a análise, a dedução informal, a dedução formal e o rigor, responsáveis por toda produção de um pensamento relacionado à geometria. Ao final da eletiva, os estudantes em grupo, deverão enunciar um teorema relacionado ao estudo da geometria, apresentar sua demonstração e sua aplicabilidade numa situação-problema do cotidiano.
Abstract: This work shows that "Geometric Constructions with Ruler and Compass as an Elective Subject", developed in the final years of elementary school, as well as in high school, can contribute to motivate the interest of teachers in relation to the Geometry curricular component and consequently expand its scope. mathematical knowledge. Learning mathematical concepts in a practical and interactive way makes the teaching-learning process more meaningful and enjoyable. The student who understands a generalization of a given mathematical knowledge, not only as a mere formalization, but who feels safe to justify with his own arguments the because of this synthesis, he becomes more confident and confident to use it in challenging situations in his daily life. Developing ability to perform geometric constructions using ruler and compass, demonstrating properties in quadrilaterals associated with cases of congruence between triangles, knowing geometric places, as well as their properties, are some of the objectives to be achieved with this educational work proposal. The theoretical foundation of this work is based on Van Hiele's geometric learning levels. During the elective, the student must experience the five levels presented by the Dutch researcher, that is, visualization, analysis, informal deduction, formal deduction and rigor, responsible for the entire production of a thought related to geometry. At the end of the elective, students in groups should state a theorem related to the study of geometry, present its demonstration and its applicability in a problem-situation of everyday life.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68195
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