Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68185
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMariano Neto, José-
dc.contributor.authorMedeiros, Katarine Lima de-
dc.date.accessioned2022-09-13T16:19:52Z-
dc.date.available2022-09-13T16:19:52Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Katarine Lima de. O balanço social. 1999. 168 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econõmicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68185-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBalanço social (Contabilidade) - Brasilpt_BR
dc.subjectEmpresas - Política socialpt_BR
dc.subjectEmpresas - Responsabilidade socialpt_BR
dc.subjectContabilidade socialpt_BR
dc.titleO balanço socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem o intuito de levar aos estudantes e a própria universidade, um outro lado da contabilidade que no contexto atual social é extremamente importante. Esse não tem a preocupação de simplesmente evidenciar o lucro e o estado patrimonial das empresas, como todas as demonstrações tradicionais (as contempladas na Lei 6.404/76). E notório que a atual consciência social é fruto de uma evolução natural da economia, onde as mudanças ocorridas na história da humanidade são decorrência das brigas entre as classes sociais para conquistarem a riqueza. Diante desse processo de mutações a economia e as relações sociais se transfouniaram ao longo dos anos e com a globalização do mundo atual tornou-se importante e essencial que as empresas reconhecessem sua responsabilidade social e divulgassem de uma forma mais transparente e clara suas ações. O instrumento utilizado para isso é o balanço social, que tem a finalidade de evidenciar à sociedade o desempenho da política social existente na empresa, o seu relacionamento com seus empregados, clientes, acionistas e com a comunidade. Neste cenário, a contabilidade como um poderoso sistema de informações, acompanha as mudanças ocorridas no mundo e se adequa para atender a um público mais exigente, a sociedade. No Brasil, a contabilidade social ganhou maiores dimensões com a campanha lançada em 97 pelo sociólogo Herbert de Souza, "O Betinho", para mobilizar o maior número de empresas a divulgarem o balanço social. No mesmo período, a proposição de um modelo visando estabelecer comparações de empresas foi feita pelo Ibase. Desde então, as práticas adotadas pelas empresas vêm se aperfeiçoando e o número de instituições -que publicam o balanço social aumentando, seja por empresas mais conscientes de seu papel junto da sociedade, seja por pressão da própria comunidade, porém não se justificaria ter uma Lei que obrigue a divulgação. Para explorar o tema, o trabalho se subdivide em: como surgiu a idéia do balanço social, a proposição de um modelo, a grande divergência entre pensadores (balanço social: voluntário ou obrigatório) e as práticas adotadas pelas empresas.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_tcc_klmedeiros.pdf34,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.