Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAguiar, Jonathan Haryson Araújo-
dc.contributor.authorCaetano, Francisco Neto de Souza-
dc.date.accessioned2022-09-13T15:44:39Z-
dc.date.available2022-09-13T15:44:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCAETANO, Francisco Neto de Souza. A formação do professor de matemática para o ensino fundamental. 2020. 26 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68178-
dc.description.abstractThis research constitutes a analyze on the importance of the formation of the mathematics teacher and with new pedagogical practices to be inserted in the teaching-learning process in elementary school, teaching mathematics is a very complex activity, because generally this subject is the one that most concerns and causes fear to the students, due to the fact of dealing with numbers and calculations, for the teacher is a great challenge, but always considering the importance of this matter for the students, being necessary a reorganization and the application of new methods in the teaching to propagate and leave the most interesting knowledge, avoiding failures since the process of their formation, to apply their knowledge to students and that they really learn, strengthening the link between student and teacher, so that both can express their opinions on mathematics, avoiding accumulating doubts . The objective of this research is to conduct a study for a better understanding and the relevance of the formation of the mathematics teacher, in addition to pedagogical insertion as a way to contribute with the teachings in elementary school. The method applied to carry out this study consists of a bibliographic research in which the author, through incessant research in journals, academic works and virtual materials, was able to present his perception about the theme developed, using keywords to obtain more information and files. The results of the study allowed to know and clarify some essential points of great importance for students and teachers, emphasizing the need for adequate training of the latter so that they can spread their knowledge more easily and that the listener really learns, observing the students' interest in class. In order for there to be effective learning of mathematics, it is essential that the teacher has good training, in addition to making the subject important so that the improvement of the teacher's action is offered, building a dialogue between the student and the teacher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleA formação do professor de matemática para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa constitui uma análise sobre a importância da formação do professor de matemática e com novas práticas pedagógicas a serem inseridas no processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental, ensinar matemática é uma atividade bem complexa, pois geralmente essa matéria é a que mais preocupa e causa medo aos alunos, devido ao fato de lidar com número e cálculos, para o professor é um grande desafio, mas sempre em consideração da importância dessa matéria para os alunos, sendo necessária uma reorganização e a aplicação de novos métodos no ensinamento para propagar e deixar o saber mais interessante, evitando as falhas desde o processo de sua formação, para aplicar seus conhecimentos aos alunos e que eles realmente aprendam, estreitando o elo entre o aluno e professor, para que ambos possam expressar suas opiniões sobre a matemática, evitando dúvidas acumularem. O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo para a melhor compreensão e a relevância da formação do professor de matemática, além de inserção pedagógica como forma de contribuir com os ensinamentos no ensino fundamental. O método aplicado para a realização deste estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica em que o autor por meio de pesquisas incessantes em periódicos, trabalhos acadêmicos e materiais virtuais pôde apresentar sua percepção acerca da temática desenvolvida, utilizando palavras-chave para obter mais informações e arquivos. Os resultados do estudo permitiram conhecer e esclarecer alguns pontos essenciais com grande importância para os alunos e professores, enfatizando a necessidade da formação adequada deste último para que possa propagar seus conhecimentos com mais facilidade e que o ouvinte realmente aprenda, observando o interesse dos alunos pela aula. Para que haja o efetivo do aprendizado da matemática é fundamental que o professor tenha boa formação, além de tornar a disciplina importante para que seja oferecido o aprimoramento da ação do docente, construindo um diálogo entre o aluno e professor.pt_BR
dc.title.enMathematics teacher training for elementary schoolpt_BR
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_fnscaetano.pdf510,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.