Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68157
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aguiar, Jonathan Haryson Araújo | - |
dc.contributor.author | Vieira, Francisco Anderson dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T17:26:34Z | - |
dc.date.available | 2022-09-12T17:26:34Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Francisco Anderson dos Santos. O uso do xadrez em sala de aula: uma abordagem alternativa no plano cartesiano. 2020. 33 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68157 | - |
dc.description.abstract | The present work is of a quanti-qualitative nature and is the application of Chess in Mathematics classes, which took place in the Novo Mais Educação project, at Linha da Serra school, located in Guaramiranga, state of Ceará. This study aims to observe the use of Chess as a tool for the teaching of Mathematics, in a special way when the Cartesian plan is approached. Through Chess classes, 9th grade students who participated in this project learned to write down the moves in an algebraic way, working, from spreadsheets, the coordinates and their annotation. The Cartesian plan was worked on later, through an activity that aimed to find the points and write down their coordinates. A questionnaire was applied to the students, inquiring the common points between the Cartesian plane and algebraic annotation, in which, through this, it was possible to identify that Chess, through its coordinates, provided a more dynamic and satisfactory learning when the subject was the Cartesian plane. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Xadrez | pt_BR |
dc.title | O uso do xadrez em sala de aula: uma abordagem alternativa no plano cartesiano | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho é de natureza quanti-qualitativa e trata-se da aplicação do Xadrez nas aulas de Matemática, que aconteceram no projeto Novo Mais Educação, na escola Linha da Serra, situada em Guaramiranga, estado do Ceará. O presente estudo tem como objetivo observar o uso do Xadrez como ferramenta para o ensino da Matemática, de uma forma especial quando é abordado o plano cartesiano. Através das aulas de Xadrez, os alunos do 9° ano que participaram deste projeto aprenderam a anotar as jogadas de uma forma algébrica, trabalhando, a partir de planilhas, as coordenadas e sua anotação. O plano cartesiano foi trabalhado posteriormente, através de uma atividade que tinha como propósito encontrar os pontos e anotar suas coordenadas. Um questionário foi aplicado aos alunos, indagando os pontos comuns entre o plano cartesiano e anotação algébrica, em que, através deste, pôde-se identificar que o Xadrez, através de suas coordenadas, proporcionou uma aprendizagem mais dinâmica e satisfatória quando o assunto foi o plano cartesiano. | pt_BR |
dc.title.en | The use of chess in the classroom: an alternative approach in the Cartesian plane | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_fasvieira.pdf | 727,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.