Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68004
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | The use of traffic data from automatic monitoring systems to obtain day-to-day time series of vehicle traffic volumes and origin-destination flows in urban networks |
Título(s) alternativo(s): | O uso de dados de sistemas de monitoramento automático de tráfego para obter séries temporais dia-a-dia de volumes de tráfego e fluxos origem-destino em redes urbanas |
Autor(es): | Barroso, Joana Maia Fernandes Oliveira, João Lucas Albuquerque Oliveira Neto, Francisco Moraes de |
Palavras-chave: | Volumes de tráfego dia a dia;Fluxos origem-destino dia a dia;Dinâmica do tráfego dia a dia;Análise de dados em transportes |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Transportes |
Citação: | OLIVEIRA NETO, F. M.; OLIVEIRA, J. L. A.; BARROSO, J. M. A. The use of traffic data from automatic monitoring systems to obtain day-to-day time series of vehicle traffic volumes and origin-destination flows in urban networks. Transportes, vol. 29, n. 2, 2021. DOI: 10.14295/transportes.v29i2.2385 |
Resumo: | A compreensão do padrão de deslocamentos no meio urbano é essencial para o planejamento e operação dos sistemas de transporte. Recentemente, a crescente disponibilidade de dados massivos de tráfego a partir de sistemas de monitoramento de veículos, equipados com sistemas de reconhecimento de placas (SMV-RP), pode permitir uma compreensão da variabilidade dia a dia dos fluxos de tráfego na malha viária de grandes centros urbanos. No entanto, antes de qualquer análise é essencial realizar um tratamento dos dados. Este trabalho apresenta um método para tratamento de dados de SMV-RP. O principal produto deste tratamento de dados são as séries temporais volumes de tráfego e fluxos origem-destino (OD) para diferentes períodos de um dia típico, permitindo a análise da dinâmica dos padrões de viagem e das premissas dos modelos propostos na literatura para representar tal dinâmica. O método proposto, que pode ser aplicado para qualquer tipo de SMV-RP, foi aplicado para gerar séries temporais de tráfego do Sistema de SMV-RP da cidade de Fortaleza, contribuindo para identificar dados suspeitos e atípicos, definir padrões representativos de tráfego veicular e estimar séries de fluxos OD. |
Abstract: | The understanding of travel pattern dynamics in the urban environment is essential for the transportation systems planning and operation. Recently, the increasing availability of massive traffic data from traffic monitoring systems, including automatic number plate recognition systems (TMS-ANPR), can allow an understanding of the day-to-day variability of traffic flows in large urban network systems. However, to enhance the data quality for analysis, it is essential to carry out a previous data treatment. This work pre-sents a method for treatment of TMS-ANPR data. The main product of this data treat-ment are the day-to-day time series of traffic volumes and OD flows for different periods of a typical day, allowing the analysis of the multiday dynamic of travel behavior and of the model assumptions stated in the literature about such dynamic behavior. The proposed method, which can be applied to any type of TMS-ANPR, was applied to generate time series data from the TMS-ANPR of Fortaleza city, contributing to identify suspicious and atypical data, to define representative patterns of vehicular traffic and to estimate series of OD flows. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68004 |
ISSN: | 2237-1346 |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_fmoneto.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.