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dc.contributor.authorCabral, Wendel Silva-
dc.contributor.authorBarroso, Suelly Helena de Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Samuel de Almeida Torquato e-
dc.date.accessioned2022-09-02T18:34:35Z-
dc.date.available2022-09-02T18:34:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBARROSO, S. H. A.; CABRAL, W. S.; SILVA, S. A. T. Consideração da deformação permanente de solos ocorridos na região nordeste na análise mecanística-empírica de pavimentos. Revista Matéria, vol. 26, n. 4, 2021. https://doi.org/10.1590/S1517-707620210004.1396pt_BR
dc.identifier.issn1517-7076-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68002-
dc.description.abstractIn order to establish more efficient designs and adequate construction criteria in the paving area, it is essential to understand the performance of the materials in relation to the mechanistic-empirical dimensioning methods. This work analyzes the properties of Permanent Deformation (DP) and Resilience Module (MR) of soils used in pavement layers to evaluate different types of dimensioning, mechanistic-empirical and empirical of Brazilian highways. The test method for obtaining PD was the multi-stage repeated load triaxial (RLT), with the application of 10,000 cycles per stage, and the mechanistic-empirical dimensioning was performed using the MeDiNa method, recently disclosed in Brazil, and the CAP program 3D-D, which performs numerical analyzes of stresses and displacements of the proposed pavements. The technique used for the development of PD prediction models was Artificial Neural Networks (ANN). The results showed that both the test method and the prediction equations performed satisfactorily in obtaining the behavior of PD. The sizing performed using the methods used resulted in different structures. It is concluded that the model and the technique of obtaining used, as well as the test methodology have great potential to characterize and model the PD of granular materials and that Brazil should invest more and more in the use of mechanistic-empirical methods for analysis of pavements.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Matériapt_BR
dc.subjectDeformação permanentept_BR
dc.subjectPavimentopt_BR
dc.subjectDimensionamentopt_BR
dc.subjectEnsaio triaxialpt_BR
dc.subjectRede neural artificialpt_BR
dc.titleConsideração da deformação permanente de solos ocorridos na região nordeste na análise mecanística-empírica de pavimentospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara estabelecer projetos mais eficientes e critérios construtivos adequados na área de pavimentação é indispensável o entendimento do desempenho dos materiais com relação aos métodos de dimensionamentos mecanístico-empírico. Este trabalho analisa as propriedades de Deformação Permanente (DP) e Módulo de Resiliência (MR) de solos utilizados em camadas de pavimentos para análises de diferentes tipos de dimensionamento, mecanístico-empírico e empírico de rodovias brasileiras. O método de ensaio para obtenção da DP foi o triaxial de carga repetidas de múltiplo estágios (RLT), com aplicação de 10.000 ciclos por estágio, e o dimensionamento mecanístico-empírico realizado pelo método MeDiNa, recém divulgado no Brasil, e pelo programa CAP 3D-D, que realiza análises numéricas de tensões e deslocamentos dos pavimentos propostos. Utilizou-se a técnica de Redes Neurais Artificiais (RNA) para o desenvolvimento dos modelos de previsão de DP. Os resultados mostraram que tanto o método de ensaio, quanto as equações de predição tiveram desempenho satisfatório na obtenção do comportamento da DP. Já os dimensionamentos realizados através dos métodos utilizados resultaram em estruturas distintas. Conclui-se que o modelo e a técnica de obtenção utilizada, bem como a metodologia de ensaio possuem grande potencial para caracterizar e modelar a DP de materiais granulares e que o Brasil deve investir cada vez mais no uso de métodos mecanístico-empírico para análise de pavimentos.pt_BR
dc.title.enConsideration of the permanent deformation of soils that occurred in the northeast region in the mechanistic-empirical analysis of pavementspt_BR
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