Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67991
Type: | TCC |
Title: | Ações inclusivas do pedagogo para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade |
Authors: | Pinto, Debora Rocha Matos |
Advisor: | Barbosa, Maria José |
Keywords: | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade;Inclusão;Professores;Attention Deficit Hyperactivity Disorder;Inclusion |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | PINTO, Debora Rocha Matos. Ações inclusivas do pedagogo para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Orientadora: Maria José Barbosa. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Tem-se observado cada vez mais a presença de educandos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade nos espaços escolares. Há uma estereotipização de que são crianças preguiçosas, e que não têm interesse pelos estudos e acabam por se sentirem excluídas em sala de aula, não só em relação à interação, como também à aprendizagem. Por isso, cabe ao professor ter um olhar atento para incluir o aluno em sua sala, buscando ajudá-lo a sanar suas dificuldades e a se sentir parte desse ambiente. Isso é possível a partir do momento que o docente entende as causas das suas características, e implementa ações que lhes incluam não só a nível intelectual, como também que lhes proporcione uma boa interação com os colegas. Dessa forma, esta pesquisa objetiva investigar as ações do pedagogo que promovem uma sala de aula inclusiva para alunos do terceiro ano que possuem o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, identificando professores que atuam com turmas do terceiro ano do ensino fundamental - anos iniciais, conhecendo suas práticas e recursos usados no processo, além de verificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes ao desenvolver atividades com essas crianças. A pesquisa se classifica como qualitativa, de caráter exploratório, fazendo uso de um questionário do Google Formulários aplicado aprofessoras que atuam no terceiro ano do ensino fundamental - anos iniciais, e, posteriormente, de entrevistas semiestruturadas. O conteúdo do material das entrevistas foi analisado qualitativamente. Verificou-se que as professoras propõem em suas salas de aula ações para incluir os alunos com TDAH, proporcionando boas vivências não só para esse grupo específico, mas para a turma como um todo. |
Abstract: | The presence of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder has been increasingin school spaces. These children are stereotype as lazy, having no interest in studies and with feelings of exclusion from the classroom, not only in terms of interaction but also in terms of learning. Therefore, it is up to the teacher to have a careful look to include these students in his/her classroom, to help them solve their difficulties and to feel part of the environment. This is possible from the moment the teacher understands the causes of their characteristics and implements actions that not only include them at an intellectual level but also provide a good interaction with their colleagues. Thus, this research aims to investigate the actions of the pedagogue who promote an inclusive classroom for third-year students who have Attention Deficit Hyperactivity Disorder. The objective is to identify teachers who work with classes of the third year of elementary school - early years, to know their practices and resources they use in the process. Besides that, to verify the difficulties faced by these teachers when developing activities with these children. The research is classified as qualitative exploratory, making use of a questionnaire applied with Google Forms in the target audience: teachers who work in the third year of elementary school - early years. The teachers were later submitted to semi-structured interviews. Content analysis of the collected data was performed. It was verified that the teachers propose actions in their classrooms to include students with ADHD, providing good experiences not only for this specific group, but for the class as a whole. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67991 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_drmpinto.pdf | 592,35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.