Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67893
Tipo: TCC
Título: O uso de materiais manipuláveis na geometria plana das séries iniciais: algumas experiências com Tangram
Título em inglês: The use of manipulable materials in the plane geometry of the initial series: some experiences with Tangram
Autor(es): Gomes, Francisca Raquel Nascimento de Oliveira
Orientador: Aguiar, Jonathan Haryson Araújo
Palavras-chave: Geometria;Geometria plana;Tangram
Data do documento: 2020
Citação: GOMES, Francisca Raquel Nascimento de Oliveira. O uso de materiais manipuláveis na geometria plana das séries iniciais: algumas experiências com Tangram. 2020. 23 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020.
Resumo: Conhecer as formas geométricas e suas características é algo que está bem distante da realidade dos alunos de séries iniciais, realidade essa que pode ocorrer pela falta de interesse dos estudantes nas aulas de matemática ou até mesmo pela metodologia utilizada pelo docente. Muitos professores, nas aulas de geometria plana, possuem dificuldades em transmitir o conteúdo, ou pela falta de domínio e didática, ou pela falta de recursos nas escolas para um melhor desenvolvimento das aulas. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo apresentar o uso de materiais manipuláveis como ferramenta lúdica para as aulas de geometria plana nas séries iniciais, através de algumas experiências com o Tangram, tornando as aulas dinâmicas, despertando a autonomia do aluno na construção de conhecimento e desenvolvendo a sua criatividade.
Abstract: Knowing the geometric shapes and their characteristics is something that is far removed from the reality of students in the initial grades, a reality that may occur due to the lack of interest of students in mathematics classes or even by the methodology used by the teacher. Many teachers, in the flat geometry classes, have difficulties in transmitting the content, either due to the lack of mastery and didactics, or due to the lack of resources in schools for a better development of the classes. Therefore, this work aims to present the use of manipulable materials as a playful tool for flat geometry classes in the initial grades, through some experiences with Tangram, making the classes dynamic, awakening the student's autonomy in the construction of knowledge and developing your creativity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67893
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_frnogomes.pdf345,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.