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Tipo: Dissertação
Título: Abordagem da funcionalidade na intervenção precoce segundo a perspectiva da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Autor(es): Ferreira, Leticia Helene Mendes
Orientador: Cardoso, Kátia Virginia Viana
Coorientador: Castro, Shamyr Sulyvan de
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil;Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde;Estratégias de Saúde;Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Data do documento: 26-Jul-2022
Citação: FERREIRA, Leticia Helene Mendes. Abordagem da funcionalidade na intervenção precoce segundo a perspectiva da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. 2022. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia e Funcionalidade) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67877. Acesso em: 29/08/2022.
Resumo: INTRODUÇÃO: programas de intervenção precoce objetivam minimizar atrasos do desenvolvimento infantil e promover a saúde e o desempenho global familiar. A organização desses serviços passou por diferentes estágios ao longo dos anos. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) permitiu incorporar o modelo Biopsicossocial no planejamento das intervenções. OBJETIVO: analisar a evolução temporal da abordagem da funcionalidade nos programas de intervenção precoce utilizando a CIF como referência. METODOLOGIA: realizou-se uma revisão integrativa e uma revisão sistemática nas bases de dados Scielo, PEDro, Lilacs, PubMed, EMBASE, CINAHL E CENTRAL com as estratégias de busca: "child development" AND "early intervention" AND functioning; "child development” AND "early intervention" AND disability; "child development" AND "early intervention" AND disabilities. Os critérios de inclusão foram: ensaios clínicos que estudaram práticas de intervenção precoce em crianças até 6 anos. RESULTADOS: 23 artigos foram incluídos na revisão integrativa e 56 na revisão sistemática. Observou-se a influência da perspectiva biopsicossocial na estruturação da maioria dos programas de intervenção incluídos desde a década de 1980, porém nem mesmo os estudos mais recentes contemplam a funcionalidade em sua totalidade. CONCLUSÃO: conforme a família assumiu o protagonismo na condução das intervenções, os programas passaram a individualizar os cuidados de acordo com as necessidades específicas de cada uma. A vinculação de desfechos de intervenções precoces à CIF permitiu identificar que a funcionalidade foi abordada de maneira parcial ao longo dos anos pela intervenção precoce.
Abstract: INTRODUCTION: early intervention programs aim to minimize child development delays and promote overall family health and performance. The organization of these services has gone through different stages over the years. The International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) allowed the incorporation of the biopsychosocial model in the planning of interventions. OBJECTIVE: to analyze the temporal evolution of the functioning approach in early intervention programs using the ICF as a reference. METHODOLOGY: an integrative review and a systematic review were carried out in the Scielo, PEDro, Lilacs, PubMed, EMBASE, CINAHL AND CENTRAL databases with the search strategies: "child development" AND "early intervention" AND functioning; "child development" AND "early intervention" AND disability; "child development" AND "early intervention" AND disabilities. Inclusion criteria were: clinical trials that studied early intervention practices in children up to 6 years of age. RESULTS: 23 articles were included in the integrative review and 56 in the systematic review. The influence of the biopsychosocial perspective was observed in the structuring of most intervention programs included since the 1980s, but even the most recent studies do not contemplate functioning in its entirety. CONCLUSION: as the family assumed the leading role in conducting the interventions, the programs began to individualize care according to the specific needs of each one. The linking of early intervention outcomes to the ICF made it possible to identify that functioning was partially addressed over the years by early intervention.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67877
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