Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67846
Tipo: TCC
Título: Estudo de caso: a influência do ICMS no resultado operacional bruto das grandes indústrias de confecções do Estado do Ceará
Autor(es): Lima, Dennis Freitas
Orientador: Mariano Neto, José
Palavras-chave: Indústria têxtil - Carga tributária;Indústria de cofecções - Impostos;Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS)
Data do documento: 1999
Citação: LIMA, Dennis Freitas. Estudo de caso: a influência do ICMS no resultado operacional bruto das grandes indústrias de confecções do Estado do Ceará. 1999. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 1999.
Resumo: Este trabalho investiga, através de uma análise de dados reais, a influência do ICMS no Resultado Operacional Bruta de uma Grande Indústria de Confecção do Estado do Ceará. Esta preocupação se justifica ao se tomar conhecimento de que esse imposto é o mais importante do Estado, pois é o de maior arrecadação fiscal estadual. As empresas industriais procuram buscar reduções nos custos de produção para tornar mais acessíveis os seus produtos ao consumidor, mas a alta carga tributária obriga-as a utilizar uma considerável margem de lucratividade para poder suportar esses tributos. Conclui-se que a busca por incentivos fiscais é essencial para haver uma redução nos preços dos produtos, pois o ICMS eleva demais os preços devido á sua direta incidência em quase todas as operações de uma grande indústria de confecção. Propõe-se uma redução na alíquota do ICMS e um aumento no prazo de arrecadação mensal do imposto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67846
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_tcc_dflima.pdf7,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.