Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDeSouza, Sérgio Aquino-
dc.contributor.authorSoares, Marcelo Almeida-
dc.date.accessioned2013-11-21T18:28:12Z-
dc.date.available2013-11-21T18:28:12Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSOARES, Marcelo Almeida. Ensaio econométrico sobre o impacto da tecnologia flex no mercado automobilístico brasileiro. 2008. 45f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6775-
dc.description.abstractConsumption of passenger vehicles in Brazil increased significantly in the decades of 1990 and 2000, generated mainly by economic stabilization and credit expansion. In this sense there was a diversification of the Brazilian fleet, as well as a process of sophistication, marked by the incorporation of technology. The development of the sector caused a significant technological breakthrough that led to the spread of technology called flex in 2003. The aggregation of this technology (flex) caused changes in the consumption pattern of vehicles. The purpose of this study is to present a demand function to identify the variables that influence consumer’s decision. This study used an econometric model based on a multiple regression equation, taking as reference the logit model following the same framework adopted by Ferraz et al. (2001) who were interested in studying the effects of environmental regulation in markets of oligopoly. It was showed in this study that the demand for cars is influenced by the flex technology.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectSetor Automotivopt_BR
dc.titleEnsaio econométrico sobre o impacto da tecnologia Flex no mercado automobilístico brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO consumo de veículos de passeio no Brasil cresceu significativamente nas décadas de 1990 e 2000, fato gerado principalmente pela estabilização econômica e a ampliação do crédito para aquisição deste tipo de bem, aquecendo as vendas no setor automotivo. Neste sentido observou-se uma diversificação da frota brasileira, bem como a ocorrência de um processo de sofisticação dos veículos de passeio, marcados pela a incorporação de tecnologia e opcionais, por exemplo. O desenvolvimento do setor provocou um significativo avanço tecnológico que culminou na disseminação da tecnologia flex, já no ano de 2003. A agregação desta variável (flex) provocou mudanças no padrão de consumo de veículos. O objetivo deste presente trabalho foi apresentar uma função demanda que identificasse as variáveis que influenciam na decisão de consumo das pessoas. Para o desenvolvimento deste estudo utiliza-se um modelo econométrico de regressão linear múltipla, tendo como referência modelo logit seguindo o mesmo padrão do trabalho desenvolvido por Ferraz, Fiúza e Motta (2001) que elaboram um estudo sobre os efeitos da regulação ambiental em mercados de oligopólio, observando o caso da poluição automotiva. No caso da função demanda de automóveis de passeio notou-se que a tecnologia flex teve forte impacto na decisão de consumo deste bem.pt_BR
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dissert_masoares.pdf231,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.