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Tipo: TCC
Título: A percepção das mulheres sobre a oferta do mercado de moda para o público de gestantes
Autor(es): Ribeiro, Ana Carolina Martins
Orientador: Filgueiras, Araguacy Paixão Almeida
Palavras-chave: Moda gestante;Mercado de moda;Gestação;Mulheres gestantes
Data do documento: 2022
Citação: RIBEIRO, Ana Carolina Martins. A percepção das mulheres sobre a oferta do mercado de moda para o público de gestantes. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design e Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho trata acerca da temática da moda gestante. O mercado de moda hoje em dia se preocupa em oferecer moda para uma classe predominante, onde esta classe se encaixa a partir de mulheres que possuem um corpo tido como “padrão”. Com isso, podemos notar que, para alguns consumidores, não há ofertas variadas para todos os tipos de públicos, havendo um déficit de mercado para públicos como, por exemplo, as gestantes. Diante do exposto, o questionamento principal do trabalho é discutir sobre a oferta do mercado de moda para gestantes diante de seus desejos e necessidades. O objetivo é objetiva investigar marcas existentes específicas para gestantes e lactantes e qual o diferencial destas no mercado de moda, assim como outros aspectos pessoais por meio da opinião das mulheres em relação ao que está disponível para elas durante esse período, como experiências e sugestões do que gostariam de ver como melhora. A pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa, ou seja, para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo, além de estudo de caso. Observou-se que apesar de no Brasil o número de mulheres grávidas crescer anualmente e de existirem várias lojas especializadas em moda gestante, em Fortaleza poucas se destacam. Nesta pesquisa, observou-se que existem marcas de moda gestante em Fortaleza, mas a maioria não apresenta elementos diferenciados em suas coleções e as marcas que trazem um conceito de maternidade moderna deveriam aparecer mais para o seu público. Sair do óbvio de peças básicas e discretas com cores neutras e investir em no marketing de peças inovadoras é uma ótima alternativa para que esse ramo cresça e as principais interessadas possam usufruir. Sendo assim, identificou-se que encontrar somente uma peça que acomode o corpo e cubra a barriga já não é suficiente, por isso as marcas do segmento de moda gestante precisam se atentar aos elementos de estilo que sejam mais atrativos para essas mulheres nesse período. Além da beleza e peças que estejam dentro das tendências de moda, aspectos ergonômicos, sensoriais e funcionais, como adaptações, tecidos e funcionalidade da peça devem estar em conjunto.
Abstract: The present work deals with the theme of maternity fashion. The fashion market nowadays is concerned with offering fashion to a predominant class, where this class fits from women who have a body considered “standard”. With this, we can see that, for some consumers, there are not varied offers for all types of audiences, with a market deficit for audiences such as pregnant women. Given the above, the main questioning of the work is to discuss the offer of the fashion market for pregnant women in view of their desires and needs. The objective is to investigate existing brands specific to pregnant and lactating women and what is their differential in the fashion market, as well as other personal aspects through the opinion of women in relation to what is available to them during this period, such as experiences and suggestions of what would like to see how it improves. The research is characterized as quali-quantitative, that is, for the development of the present work, bibliographic and field research were used, in addition to a case study. It was observed that despite the fact that in Brazil the number of pregnant women grows annually and that there are several stores specializing in maternity fashion, in Fortaleza few stand out. In this research, it was observed that there are maternity fashion brands in Fortaleza, but most do not have differentiated elements in their collections and brands that bring a modern maternity concept should appear more to their audience. Leaving the obvious of basic and discreet pieces with neutral colors and investing in the marketing of innovative pieces is a great alternative for this branch to grow and the main interested parties can enjoy it. Therefore, it was identified that finding only one piece that accommodates the body and covers the belly is no longer enough, so brands in the maternity fashion segment need to pay attention to the style elements that are most attractive to these women in this period. In addition to beauty and pieces that are within fashion trends, ergonomic, sensory and functional aspects, such as adaptations, fabrics and functionality of the piece must be together.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67661
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