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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho Júnior, José Raimundo de Araújo-
dc.contributor.authorEstite, Mônica Barreto de Sá-
dc.date.accessioned2013-11-20T22:48:13Z-
dc.date.available2013-11-20T22:48:13Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationESTITE, Mônica Barrêto de Sá. Evasão em uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o método de regressão logística. Fortaleza, 2005. 72f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6765-
dc.description.abstractThis work aimed to produce a case study about evasion of undergraduate students in a particular university. Data was obtained from the Universidade de Fortaleza - Unifor, located at Fortaleza, state of Ceará, Brazil. This dissertation was proposed to investigate whether the student evades or not his/her undergratuate course. To achieve its goal, the work developed a logistic econometric model by which it was observed that evasion is related directly to independent variables: sex, civil states, student’s scholarship, student’s earnings, areas of knowledge in this case study.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEvasão do Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectMétodo de Regressão Logísticapt_BR
dc.titleEvasão de uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o método de regressão logísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem o objetivo de desenvolver um estudo de caso sobre o fenômeno da evasão no ensino superior de uma universidade em particular. No âmbito internacional, a evasão no ensino superior tem sido bastante discutida. No Brasil, esta temática vem sendo objeto de estudo científico desde a década de 80, e em média verificamos uma grande de estudos particularizados. A partir dos dados obtidos junto a uma Instituição de Ensino Superior, a Universidade de Fortaleza – Unifor, situada na cidade de Fortaleza - Ceará, esta dissertação propôs estudar o fato do aluno evadir ou não o seu curso de graduação. O método utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi uma coleta de dados proveniente do sistema acadêmico e questionário sócio-econômico, no qual configurados em uma planilha matriz foi possível diagnosticar o fenômeno da evasão. Este trabalho desenvolveu e aplicou uma metodologia baseada no modelo de regressão logística com o intuito de observar a evasão no ensino superior e o período estudado foi 1994.2 até 2004.1. O resultado encontrado nos revelou que a variável dummy evasão está diretamente relacionada as variáveis independente sexo, estado civil, escolaridade do aluno, remuneração do aluno e os centros dos cursos de graduação. Entretanto, as variáveis sexo e renda do aluno foram as estatisticamente mais significativas no processo de decisão do aluno evadir ou não. Para reduzir a evasão, a universidade deverá implantar um sistema que possa avaliar a satisfação do aluno em relação à universidade como, também, buscar identificar quais são as maiores dificuldades encontradas pelos alunos a fim de reduzir a evasão dos mesmos.pt_BR
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

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