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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67595
Tipo: | TCC |
Título: | Educação ambiental crítica participante: impactos socioambientais dentro da comunidade |
Autor(es): | Oliveira, Talita Barbosa de |
Orientador: | Mota, Erika Freitas |
Palavras-chave: | Educação Ambiental;Educação Infantil;Horta vertical;Associação comunitária |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | OLIVEIRA, Talita Barbosa de. Educação ambiental crítica participante: impactos socioambientais dentro da comunidade. 2022. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A formação de sujeitos ecológicos é um dos maiores desafios da Educação Ambiental (EA), uma vez que os sistemas atuais de ensino moldaram uma forma padrão para trabalhar as temáticas ambientais. Outro obstáculo é a dissociação do ser humano e natureza, em que o indivíduo não se vê como parte do meio ambiente. Nesse sentido, o trabalho com EA deve contribuir para uma transformação social, partindo do viés de EA crítica, pois esta foge dos métodos tradicionais e não se prende a atividades isoladas, compreendendo que a formação sustentável requer ações constantes e que visem uma sensibilização, capacitação e engajamento da população. Pensando nisso, este trabalho teve como objetivo incentivar a responsabilidade ambiental individual e coletiva dentro de uma comunidade, utilizando-se do método investigativo de pesquisa-ação e buscando responder “Como o trabalho com Educação Ambiental pode impactar em comportamentos dos moradores e na visibilidade das áreas naturais de uma comunidade?”. Para isso, os problemas socioambientais foram identificados a partir de reuniões com os representantes comunitários, assim como as possíveis soluções e a criação de um plano de ação. Este planejamento foi constituído por uma série de atividades voltadas para a sensibilização ambiental dos moradores da comunidade, alcançando principalmente o público infantil, sendo as seguintes atividades: rodas de conversa; confecção de vasos com garrafas PET; construção de uma horta vertical; coleta de lixo; jogo sobre coleta seletiva; produção de brinquedos com recicláveis; plantio de mudas nativas; e a elaboração de um guia educativo sobre todas as atividades realizadas. Para análise dos impactos socioambientais das ações educativas realizadas foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados para públicos com diferentes faixas etárias, as crianças de até 12 anos desenharam o que foi apreendido por elas ao final de cada ação, enquanto os jovens e adultos responderam a um questionário de avaliação. As atividades iniciaram uma mobilização para a temática, despertando a atenção de alguns moradores para as problemáticas ambientais do local, que atualmente evitam o descarte inadequado de lixo nas áreas naturais do bairro. Além disso, a pesquisa proporcionou a revitalização de espaços através do plantio e cultivo de espécies nativas, também incentivou o protagonismo dos pesquisados e transformou a pesquisadora enquanto sujeito ecológico e bióloga atuante no terceiro setor. Contudo, para seguir uma linha dentro da EA crítica, este trabalho deve ser continuado para alcançar mais moradores e espaços dentro da comunidade. |
Abstract: | The formation of ecological subjects is one of the biggest challenges of Environmental Education (EE), since current educational systems have molded a standard way of working with environmental issues. Another obstacle is the dissociation of human beings and nature, in which individuals do not see themselves as part of the environment. In this sense, the work with EE should contribute to a social transformation, starting from a critical EE perspective, because it escapes from traditional methods and does not stick to isolated activities, understanding that sustainable education requires constant actions aimed at raising awareness, training, and engagement of the population. With this in mind, this work aimed to encourage individual and collective environmental responsibility within a community, using the investigative method of action research and seeking to answer "How can the work with Environmental Education impact the behavior of residents and the visibility of the natural areas of a community? For this, the socio-environmental problems were identified from meetings with community representatives, as well as possible solutions and the creation of an action plan. This planning consisted of a series of activities aimed at raising the environmental awareness of the community's residents, reaching mainly the children, with the following activities: conversation rounds; making vases with PET bottles; building a vertical vegetable garden; garbage collection; a game about selective waste collection; production of toys with recyclables; planting native seedlings; and the preparation of an educational guide about all the activities carried out. To analyze the socio-environmental impacts of the educational actions carried out, two data collection tools were used for audiences of different age groups: children up to 12 years old drew what was learned by them at the end of each action, while young people and adults answered an evaluation questionnaire. The activities started a mobilization for the theme, awakening the attention of some residents to the environmental problems of the area, who currently avoid the inadequate disposal of garbage in the natural areas of the neighborhood. In addition, the research provided the revitalization of spaces through the planting and cultivation of native species, it also encouraged the protagonism of those being researched and transformed the researcher as an ecological subject and biologist active in the third sector. However, to follow a line within critical EE, this work must be continued to reach more residents and spaces within the community. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67595 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias |
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