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Tipo: TCC
Título: O uso da educação ambiental como ferramenta no diagnóstico de problemas ambientais nas regionais da cidade de Fortaleza
Autor(es): Castro, Lucas Silva de
Orientador: Nunes, Ana Bárbara de Araújo
Palavras-chave: Educação ambiental;Problemas ambientais;Instrumento de participação
Data do documento: 2020
Citação: CASTRO, Lucas Silva de. O uso da educação ambiental como ferramenta no diagnóstico de problemas ambientais nas regionais da cidade de Fortaleza. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Educação ambiental é um processo de aprendizagem e comunicação das questões relacionadas com a interação dos seres humanos com o meio ambiente e os impactos gerados por essa relação. O objetivo deste trabalho foi abordar e analisar a educação ambiental como um instrumento para a caracterização de problemas ambientais nas regionais da cidade de Fortaleza. Deste modo, propõe-se a análise dos dados obtidos na fase de diagnóstico estratégico do Plano Municipal de Educação Ambiental de Fortaleza, que foram obtidos em oficinas de educação ambiental em cada regional da cidade. Essa análise permite que futuras ações, com o objetivo de combater os problemas ambientais, possam ser realizadas de maneira mais efetiva tanto pela própria comunidade, quanto pelos governantes. O resultado da análise do diagnóstico estratégico permitiu caracterizar os problemas ambientais nas regionais I, II, III e IV do município de Fortaleza e compreender a visão que a comunidade tem da educação ambiental como uma solução para esses problemas. Sob essa ótica, a educação ambiental pode ser considerada um instrumento de participação da comunidade na prevenção e solução de problemas ambientais, na gestão do uso dos recursos e serviços, bem como para a melhoria da qualidade de vida.
Abstract: Environmental Education is a process of learning and communicating issues related to the interaction of human beings with the environment and the impacts generated by this relationship. The aim of this work was to approach and analyze environmental education as a tool for the characterization of environmental problems in the regions of the city of Fortaleza. In this way, it is proposed to analyze the data obtained in the phase of strategic diagnosis of the Municipal Plan of Environmental Education of Fortaleza, which were obtained in workshops of environmental education in each region of the city. This analysis allows future actions, with the aim of combating environmental problems, to be carried out more effectively both by the community itself and by the rulers. The result of the analysis of the strategic diagnosis allowed to characterize the environmental problems in the regions I, II, III and IV of the municipality of Fortaleza and to understand the vision that the community has of environmental education as a solution to these problems. From this perspective, environmental education can be considered an instrument of community participation in the prevention and resolution of environmental problems, in the management of the use of resources and services, as well as for the improvement of the quality of life.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67592
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