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Tipo: Dissertação
Título: Caracterização da frequência e severidade de interações pedestre-veículo em travessias semaforizadas de Fortaleza-CE
Autor(es): Oliveira, Beliza Carvalho de
Orientador: Cunto, Flávio José Craveiro
Palavras-chave: Pedestres;Segurança viária;Trânsito urbano;Trânsito - Sinais e sinalização
Data do documento: 25-Mai-2022
Citação: OLIVEIRA, B. C. Caracterização da frequência e severidade de interações pedestre-veículo em travessias semaforizadas de Fortaleza-CE. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transporte) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O pedestre como usuário vulnerável ainda ocupa uma parcela significativa das fatalidades no trânsito, e a travessia é o momento mais crítico do seu percurso, devido a interação com os demais usuários. Atualmente, o planejamento urbano vem incorporando a necessidade de prover cidades para pessoas, seguindo a tendência de destacar o protagonismo do pedestre e promover medidas que garantam um caminhar cada vez mais seguro. O uso de conflitos de tráfego como medida de segurança alternativa aos dados de sinistros tem sido amplamente estudado na área de segurança viária. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a frequência e a severidade das interações pedestreveículo em travessias no vermelho de interseções semaforizadas, a partir dos indicadores de conflito, com foco nos atributos individuais dos pedestres, e nas características geométricas e operacionais da via. Para isso, foi realizada uma caracterização das interações e análise exploratória das variáveis que podem influenciar na frequência e severidade desses eventos. Foram analisadas três travessias semaforizadas, localizadas em vias arteriais de Fortaleza, com três e quatro faixas e velocidades limite de 50km/h e 60km/h. Uma análise exploratória dos valores de PET estimados mostrou que as interações envolvendo homens, pessoas sozinhas, com motocicletas na aproximação e com os veículos provenientes da conversão à direita, apresentam valores significativamente menores. As interações foram avaliadas a partir da observação de vídeos de tráfego, e de uma análise semiautomática, com foco no indicador Post-Encroachment Time (PET) e nos aspectos comportamentais dos usuários. Investigou-se a relação do fluxo veicular com a frequência das interações, e foi possível perceber que quanto mais intenso é o fluxo, menos interações tendem a ocorrer, as quais geralmente são mais graves. Além disso, identificou-se que cerca de 57% das interações podem ser classificadas com severidade leve, 30% são moderadas e 13% são graves. Por fim, foi elaborado um modelo logit multinomial, mostrando que fatores como gênero, agrupamento, o momento da chegada do pedestre na travessia, o veículo envolvido e o tipo de interação, podem influenciar significativamente na ocorrência dos eventos mais críticos.
Abstract: Pedestrians as a vulnerable road user still are a significant portion of traffic fatalities, and the crossing is the most critical moment of its route, due to the interaction with other users. Urban planning currently incorporates the need to provide cities for people, following the trend of highlighting the protagonism of the pedestrian and promoting measures that guarantee an increasingly safe walk. The use of traffic conflicts as an alternative safety measure to observed accidents has been widely studied in road safety. This research aims to evaluate the frequency and severity of pedestrian-vehicle interactions in red crossings at traffic lights, focusing on the individual attributes of pedestrians, and the geometric and operational characteristics of the road. Therefore, a characterization of the interactions and an exploratory analysis of the variables that can influence the frequency and severity of these events were carried out. Three signalized crosswalks were analyzed, located on arterial roads in Fortaleza, with three and four lanes and speed limits of 50km/h and 60km/h. The interactions were evaluated from the observation of traffic videos, and from a semi-automatic analysis, focusing on the Post-Encroachment Time (PET) indicator and on the behavioral aspects of the users. An exploratory analysis of the estimated PET values showed that interactions involving men, people alone, with motorcycles approaching and with vehicles coming from the right turn, have significantly lower values. The relationship between vehicular flow and the occurrence of interactions was investigated, and it was possible to notice that the more intense the flow, the less interactions tend to happen, but usually more serious. In addition, it was possible to identify that 57% of interactions can be classified as light, 30% are moderate and 13% are serious. Finally, a multinomial logit model was developed, showing that factors such as gender, grouping, the moment of arrival of the pedestrian at the crossing, the vehicle involved and the type of interaction, can in fact significantly influence the occurrence of the most critical events.
Descrição: OLIVEIRA, B. C. Caracterização da frequência e severidade de interações pedestre-veículo em travessias semaforizadas de Fortaleza-CE. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2022.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67590
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