Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6754
Tipo: Dissertação
Título: Tuberculose infecção e fatores associados entre profissionais do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: Tuberculosis infection and associated factors among professionals Walter Cantídio the university hospital of Federal University of Ceará
Autor(es): Sampaio, Cassiana Maria Capistrano Pinho e Morais
Orientador: Façanha, Mônica Cardoso
Palavras-chave: Tuberculose;Teste Tuberculínico;Pessoal de Saúde
Data do documento: 2012
Citação: SAMPAIO, C. M. C. Tuberculose infecção e fatores associados entre profissionais do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2012.
Resumo: A tuberculose (TB), ainda, permanece como um problema sério de saúde pública, desafiando profissionais de saúde e instituições governamentais. Por ser doença de transmissão aérea, profissionais da área da saúde estão expostos a risco aumentado de infecções. Assim, objetiva-se estimar a prevalência de tuberculose infecção entre os profissionais do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), verificar a ocorrência do efeito booster e identificar potenciais fatores associados à positividade do teste tuberculínico. Utilizou-se um estudo seccional descritivo, com amostra estratificada proporcional, sendo os participantes agrupados de acordo com a ocupação (médicos, categoria de enfermagem e demais profissionais) e o setor de trabalho (enfermarias, consideradas de maior probabilidade de risco de transmissão, ambulatórios, de risco intermediário e demais setores, com risco limitado de transmissão). Foram selecionados 380 participantes que se submeteram a um questionário padronizado e ao teste tuberculínico, utilizando PPD RT23. Destes voluntários, 79 foram investigados quanto ao efeito booster. As análises foram feitas de acordo com as duas definições para positivo, encontradas no Manual de Recomendações para Tuberculose, 2010, sendo, positivo quando PPD ≥ 5 mm para contatos adultos em geral e positivo quando PPD ≥ 10 mm para profissionais de saúde. Analisaram-se as associações por meio do teste de 2 e de razão de verossimilhança. As médias dos dois grupos de PPD foram analisadas pelo teste t de Student para dados independentes e com variâncias desiguais. Considerou-se como estatisticamente significante as análises com p < 0,05. A prevalência foi de 75,6% quando se considerou como positivo o resultado de PPD ≥ 10 mm e de 85,5% quando se considerou positivo o resultado de PPD ≥5 mm, levantado a discussão sobre o ponto de corte para o profissional da área da saúde. Ocorreu efeito booster em 22,78% dos investigados. Os fatores associados com um PPD ≥10 mm foram setor de trabalho, ocupação, duração do vínculo empregatício por mais de 10 anos, faixa etária acima de 40 anos e carga tabágica. Os fatores associados com um PPD ≥ 5 mm foram setor de trabalho, ocupação, duração do vínculo empregatício por mais de 10 anos e história de contato com paciente com tuberculose. Considerou-se alta a prevalência de tuberculose infecção entre os profissionais do HUWC, alertando para a necessidade de conscientização urgente do profissional frente à tuberculose, principalmente para àqueles sem infecção, além de implementação de medidas administrativas e ambientais, como a realização do PPD na admissão do profissional e nos exames periódicos para os não reatores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6754
Aparece nas coleções:PPGSP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_cmcpmsampaio.pdf508,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.