Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67483
Tipo: TCC
Título: Avaliação da experiência do usuário e acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem utilizados na Universidade Federal do Ceará – Campus de Russas
Autor(es): Silva, Angelina Sousa
Coorientador: Marques, Anna Beatriz dos Santos
Palavras-chave: Acessibilidade;Experiência do Usuário;Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Angelina Sousa. Avaliação da experiência do usuário e acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem utilizados na Universidade Federal do Ceará-Campus de Russas. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.
Resumo: O uso de tecnologias digitais na educação vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. Elas auxiliam o ensino e a aprendizagem, permitindo que alunos e professores se comuniquem e desempenhem suas atividades em qualquer lugar. Com o isolamento social, uma das medidas de prevenção contra o COVID-19, o uso de sistemas acadêmicos que viabilizasse a modalidade de ensino remoto tornou-se uma necessidade. Neste contexto, um sistema acessível e com uma interação agradável é essencial para que todos os alunos, inclusive os com deficiências, possam ter acesso à informação da melhor forma possível. A falta de uma interação agradável pode afetar na qualidade do uso do sistema causando desinteresse dos alunos pelo mesmo, assim como, a ausência de acessibilidade pode dificultar a aprendizagem de pessoas com deficiências. Este trabalho apresenta resultados de uma avaliação da experiência do usuário e acessibilidade realizada nos ambientes virtuais de aprendizagem usados pela UFC do Campus de Russas, onde o objetivo é identificar se os alunos têm uma boa interação com os sistemas e se os mesmos são acessíveis para alunos com deficiências. A avaliação da acessibilidade foi realizada por meio da ferramenta Achecker e a avaliação da UX por meio do questionário WAMMI. O questionário WAMMI foi respondido por 65 estudantes. Os resultados da avaliação de acessibilidade indicam que o SIGAA e o SOLAR apresentam problemas de percepção, operabilidade e compreensão, além desses o SOLAR também apresenta problemas de robustez, o AME não apresentou problemas de acessibilidade. Quanto à UX, os estudantes indicaram percepções positivas quanto à eficiência e utilidade dos AVAs. Por outro lado, percepções neutras e negativas foram mais comuns em relação à atratividade, aprendizagem e controlabilidade ao utilizar os AVAs.
Abstract: The use of digital technologies in education has been increasing in recent years. They support teaching and learning, allowing students and teachers to communicate and carry out their activities anywhere. With social isolation, one of the preventive measures against COVID-19, the use of academic systems that made remote teaching possible has become a necessity. In this context, an accessible system with pleasant interaction is essential so that all students, including those with disabilities, can have access to information in the best possible way. The lack of a pleasant interaction can affect the quality of the use of the system causing students’ lack of interest in it, as well as the lack of accessibility can make it difficult for people with disabilities to learn. This work presents results of an evaluation of the user experience and accessibility carried out in the virtual learning environments used by UFC on the Russas Campus, where the objective is to identify if students have a good interaction with the systems and if they are accessible to students. with disabilities. The accessibility assessment was carried out using the Achecker tool and the UX assessment was carried out using the WAMMI questionnaire. The WAMMI questionnaire was answered by 65 students. The accessibility assessment results indicate that SIGAA and SOLAR present problems of perception, operability and understanding, in addition to these, SOLAR also presents robustness problems, AME did not present accessibility problems. As for UX, students indicated positive perceptions regarding the efficiency and usefulness of VLEs. On the other hand, neutral and negative perceptions were more common in relation to attractiveness, learning and controllability when using VLEs.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67483
Aparece nas coleções:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_asousasilva.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.