Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67387
Tipo: TCC
Título: Geologia e sustentabilidade: análise do programa de sustentabilidade da CPRM, diante das políticas mundiais em meio ambiente
Título em inglês: Geology and sustainability: analysis of the CPRM sustainability program, before world policies on the environment
Autor(es): Alcantara, Isabelle Olegario de
Orientador: Magini, Christiano
Palavras-chave: Geologia;Sustentabilidade;Programa CPRM Sustentável;Serviço geológico do Brasil - CPRM;Transformando nosso Mundo - Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável (ONU)
Data do documento: 2022
Citação: ALCANTARA, Isabelle Olegario de. Geologia e sustentabilidade: análise do programa de sustentabilidade da CPRM, diante das políticas mundiais em meio ambiente. 2021. 45 f. Monografia (Bacharelado em Geologia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Em 2018 o Serviço Geológico do Brasil/Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais desenvolveu a Política de Sustentabilidade, abordando a importância do desenvolvimento sustentável. A Política de Sustentabilidade tem duas referências principais: a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) que promove a responsabilidade socioambiental e fixa critérios de sustentabilidade; e o alinhamento dos Programas/Objetivos e Metas do Plano Plurianual (2016 – 2019) com as diretrizes estipuladas pela ONU no Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O Programa CPRM Sustentável é constituído por diversos projetos que proporcionam a sustentabilidade nas áreas social, econômica e ambiental, buscando o seu fortalecimento na esfera institucional; estreitando as relações com as unidades regionais e ampliando as parcerias externas. O presente trabalho buscou analisar a sustentabilidade no SGB/CPRM e tem por sua metodologia a pesquisa descritiva que se subdividiu em três fases: planejamento, coleta e análise de dados. O planejamento baseou-se na disponibilidade de bibliografia online que tratasse do tema sustentabilidade em uma instituição pública (a instituição escolhida foi o SGB/CPRM), o que tornaria o Trabalho de Conclusão de Curso viável em tempos de COVID19, sem a necessidade de coleta de dados em campo. A coleta de dados se subdividiu em duas etapas: o levantamento de dados da Sustentabilidade do Serviço Geológico do Brasil/Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais em meio online (material disponível no site do SGB/CPRM); e a coleta bibliográfica na plataforma do Google Acadêmico sobre a Logística Reversa, o Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o Triple Bottom Line (econômico, social e ambiental) e o SGB/CPRM e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A análise de dados se vinculou ao tratamento das informações coletadas a partir da interpretação direta dos dados e da organização por meio de análise bibliográfica. Posteriormente as informações foram adequadas ao texto de modo a construir a maneira como a sustentabilidade é abordada no SGB/CPRM. Deste modo, foi observado que a cultura da geologia e sustentabilidade contribui para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67387
Aparece nas coleções:GEOLOGIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_ioalcantara.pdf490,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.