Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67374
Tipo: TCC
Título: Um estudo dos gastos gerais de fabricação de uma pequena empresa produtora de alimentos: o caso do restaurante Self-Service
Autor(es): Souza, Germana Cordeiro de
Palavras-chave: Restaurantes self-service - Obrigações tributárias;Restaurantes self-service - Aspectos jurídicos;Restaurantes self-service - Custos (Contabilidade);Restaurantes self-service - Obrigações trabalhistas
Data do documento: 1999
Citação: SOUZA, Germana Cordeiro de. Um estudo dos gastos gerais de fabricação de uma pequena empresa produtora de alimentos: o caso do restaurante Self-Service. 1999. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, 1999.
Resumo: Pesquisa realizada pelo SEBRAE em outubro de 1998, demonstra a importância das micros e pequenas empresas no estado do Ceará, como a grande mola propulsora do desenvolvimento econômico, principalmente pela sua capacidade de criar novos empregos. O setor de alimentação, principalmente o de restaurante self-service, vem crescendo significativamente nos últimos anos, com o intuito de atender a necessidade das pessoas que trabalham fora e não dispõem de tempo para almoçar em casa, aliando agilidade e qualidade no serviço. Partindo-se de uma pesquisa direta realizada em um restaurante self-service, localizado na cidade de Fortaleza, um estudo dos principais custos diretos e indiretos foi realizado para a micro e pequena empresa de self-service, juntamente com uma pesquisa bibliográfica sobre as leis tributárias e trabalhistas que regem estas empresas. O objetivo deste trabalho se baseia na projeção de todos os custos necessários para a preparação dos alimentos oferecidos no self-service como também dos gastos gerais de fabricação, de manutenção, e das obrigações tributárias e trabalhistas para as empresas deste porte. Foi adotado o método de custeamento por absorção e custeamento direto. Conclui-se que, os microempresários em sua grande maioria não realizam um controle e nem uma projeção de seus custos operacionais, que consequentemente não dispõem de resultados reais para uma análise futura de suas atividades econômicas e financeiras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67374
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_tcc_gcsouza.pdf10,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.