Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Diego de Sousa-
dc.contributor.authorOliveira, Antonio Cavalcante de-
dc.date.accessioned2022-07-21T16:26:46Z-
dc.date.available2022-07-21T16:26:46Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Antonio Cavalcante de. Etnomatemática no cenário agrícola de Aratuba. 2020. 18 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67328-
dc.description.abstractThis paper aims to understand how the teaching-learning process takes place through ethnomathematics, and how it brings contributions to teaching as a whole. As ethnomathematics analyzes the mathematical practices existing in the most diverse cultures, this way it comes to observe how this process can occur through the contextualization of mathematical knowledge worked in the classroom, and the reality in which students from the rural area of Aratuba are inserted. The search for new methodologies for a better understanding of the content leads us to relate the mathematics of the student's daily life, bringing theory to practice, whether in the production of corn, beans or even in the production of vegetables, so this study aims to bring the students closer contents taught to the student's experience, removing the student's preconceptions that the subject is difficult, since it is present in our daily lives.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.titleEtnomatemática no cenário agrícola de Aratubapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo entender como se dá o processo de ensino aprendizagem por meio da Etnomatemática, e como essa traz contribuições para o ensino como um todo. Como a Etnomatemática analisa as práticas matemáticas existentes nas mais diversas culturas, dessa forma vem observar como pode ocorrer esse processo através da contextualização dos conhecimentos matemáticos trabalhados em sala de aula, e a realidade na qual os alunos da zona rural de Aratuba estão inseridos. A busca por novas metodologias para uma melhor compreensão do conteúdo nos leva a relacionar a matemática do cotidiano do aluno, aproximando a teoria à prática, seja na produção do milho, feijão ou ainda na produção de hortaliças, portando este estudo vem objetivar uma aproximação dos conteúdos ministrados à vivência do aluno, tirando os pré-conceitos do aluno de que a matéria é difícil, já que está presente no nosso dia-a- dia.pt_BR
dc.title.enEthnomathematics in the agricultural scenario of Aratubapt_BR
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_acoliveira.pdf278,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.