Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Hudson Félix de-
dc.contributor.authorLima, Antonia Larissa Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-21T11:59:49Z-
dc.date.available2022-07-21T11:59:49Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIMA, Antonia Larissa Oliveira. Ensino aprendizagem das seis operações matemáticas no 9° ano: um estudo na escola "José Francisco das Chagas". 2020. 30 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianópolis, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67311-
dc.description.abstractStudents have many difficulties in mathematical operations because of this, teachers face great challenges to teach their classes. In the midst of these challenges, the present article aims to analyze the teaching and learning of the six mathematical operations in the 9th grade and their numerous difficulties; describe the methodologies used in the teaching of mathematics; identify the various difficulties present in the teaching of mathematics regarding the six operations; analyze the content domain of 9th grade students involving the six operations; describe the teaching practice of the 9th grade classroom. The work was carried out through a survey at the José Francisco da Chagas school through a questionnaire with the students, and through classes in the discipline. The results show a considerable growth, except in the multiplication operation, since in the first moment its domain was 68.75% of the students and after the interventions it remained at 68.75%. However, in the others there was a good growth, in the case of the addition, only 81.25% dominated the operation with the intervention 100% became dominant. The division suffered little change because about 62.5% dominated to 68.75% the subtraction also showed little evolution, but grew from 56.25% to 62.5%, in this case the division and subtraction have the same degree of increase percentage. With regard to potency and radication it can be said that both were significantly positive, potency increased from 50% to 87.5% and radication from 25% to 56.25%. So it is notorious that after interventions through playful classes, games and workshops, a gradual increase was observed, this due to the methodologies arousing the student's pleasure with mathematics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEnsino aprendizagem das seis operações matemáticas no 9° ano: um estudo na escola "José Francisco das Chagas"pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs alunos apresentam muitas dificuldades nas seis operações matemáticas devido a isso os docentes enfrentam grandes desafios para ministrar suas aulas. Meio a esses desafio, o presente trabalho tem por objetivo analisar o ensino aprendizagem das seis operações matemáticas no 9° ano e suas inúmeras dificuldades; descrever as metodologias utilizadas no ensino da matemática; identificar as diversas dificuldades presentes no ensino da matemática referente as seis operações; analisar o domínio de conteúdo dos alunos do 9° ano envolvendo as seis operações; descrever a pratica docente da sala do 9° ano. O trabalho se realizou por meio de uma pesquisa na escola José Francisco da Chagas localizada em Angical, zona rural do município de Quiterianópolis. Foi realizado em outubro e novembro de 2019 por meio de questionário com 16 alunos da turma do 9o ano, e através de aulas da disciplina. Os resultados mostram um crescimento percentual considerável exceto na operação da multiplicação, pois no primeiro momento seu domínio era de 68,75% dos alunos e após as intervenções permaneceu em 68,75%. No entanto na demais houve um crescimento bom, no caso da adição apenas 81,25% dominavam a operação com a intervenção 100% passaram dominar. A divisão sofreu pouca alteração pois cerca de 62,5% dominavam para 68,75% a subtração também apresentou pouca evolução, mas cresceu de 56,25% para 62,5%, nesse caso a divisão e subtração possuem o mesmo grau de aumento percentual. No que se refere à potência e radiciação pode-se dizer que ambas se apresentaram significativamente positiva, a potência aumentou de 50% para 87,5% e a radiciação de 25% para 56,25%. Assim é notório que após as intervenções por meio de aulas lúdicas, jogos e oficinas foi observado um aumento gradativo, isso devido as metodologias despertar o prazer no aluno para com a matemática.pt_BR
dc.title.enTeaching and learning of the six mathematical operations in the 9th grade: a study at the "José Francisco das Chagas" schoolpt_BR
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_alolima.pdf519,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.