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Tipo: TCC
Título: Proposta de implementação de um planejamento estratégico : um estudo de caso aplicado em uma indústria de produção de cerâmica vermelha localizada na cidade de Russas - CE
Autor(es): Andrade, Izaac Oliveira.
Orientador: Miranda , Edvan Cordeiro de
Palavras-chave: Planejamento estratégico;Planos de ação;Indicadores de desempenho
Data do documento: 2022
Citação: ANDRADE, Izaac Oliveira.Proposta de implementação de um planejamento estratégico : um estudo de caso aplicado em uma indústria de produção de cerâmica vermelha localizada na cidade de Russas - CE. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.
Resumo: O planejamento estratégico é um processo sistemático para desenvolver a direção de uma organização. Ele também articula os objetivos e as ações necessárias para alcançar uma visão de futuro, além de descrever as métricas para medir o sucesso da empresa. Diante disto, o presente estudo, tem o intuito de propor um planejamento estratégico para uma indústria de cerâmica vermelha localizada na cidade de Russa-Ce. Para isso, no que diz respeito a caracterização metodológica da pesquisa, de acordo com seus objetivos, ela pode ser classificada como descritiva-exploratória, quanto a sua natureza, apresenta-se como uma abordagem qualitativa e quantitativa. No que se refere a coleta de dados, foi empregado a entrevista de forma estruturada e questionários, já para análise de dados realizou-se investigação de conteúdo e análise de dados estatísticos. A estruturação do planejamento estratégico, em primeiro lugar, foi definir a filosofia empresarial da cerâmica, tais como a sua missão, visão e valores. Em seguida, para a elaboração dos planos de ação, por meio da metodologia 5W1H, foi utilizado as ferramentas estratégicas necessárias para identificar a realidade em que a organização se encontra, sendo essas ferramentas o diagnóstico empresarial, análise do ambiente interno e externo, para classificar suas forças e fraquezas, assim como suas ameaças e oportunidades. Além disso, para alinhar e conferir as percepções dos clientes e do mercado, foi empregado ainda, a matriz Importância-Desempenho, as forças de Porter e a matriz Anfoff. Afim de dar um suporte aos objetivos e as estratégias, um mapa estratégico foi desenvolvido para facilitar a visualização de todos os processos. Adiante, foi proposto indicadores de desempenho e metas para as 4 perspectivas de gestão, baseado na metodologia Balanced Scorecard. Portanto, para a cerâmica que não usa o planejamento estratégico, demonstra que o processo monitora continuamente o progresso, avalia os resultados e prevê o tempo de retorno, e permite que a empresa em questão se movimentem com antecipação às mudanças nas condições de mercado
Abstract: Strategic planning is a systematic process for developing the direction of an organization. It also articulates the objectives and actions necessary to achieve a vision of the future, besides describing the metrics to measure the company's success. In view of this, the present study has the intention of proposing a strategic planning for a red ceramic industry located in the city of Russa-Ce. For this, regarding the methodological characterization of the research, according to its objectives, it can be classified as descriptive-exploratory, as to its nature, it presents itself as a qualitative and quantitative approach. As to data collection, structured interviews and questionnaires were used, while for data analysis, content research and statistical data analysis were performed. The first step in the structuring of strategic planning was to define the business philosophy of the company, such as its mission, vision and values. Next, to prepare the action plans, by means of the 5W1H methodology, the necessary strategic tools were used to identify the reality in which the organization finds itself, these tools being the business diagnosis, analysis of the internal and external environment, to classify its strengths and weaknesses, as well as its threats and opportunities. In addition, to align and check the perceptions of customers and the market, the Importance-Performance matrix, Porter's strengths, and the Anfoff matrix were also used. In order to support the objectives and strategies, a strategic map was developed to facilitate the visualization of all processes. Next, performance indicators and targets were proposed for the 4 managements perspectives, based on the Balanced Scorecard methodology. Therefore, for the ceramic company that does not use strategic planning, it demonstrates that the process continuously monitors progress, evaluates results, and predicts payback time, and allows the company in question to move in anticipation of changing market conditions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67263
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