Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGirotto, Eduardo Donizeti-
dc.contributor.authorMormul, Najla Mehanna-
dc.date.accessioned2013-11-14T16:15:48Z-
dc.date.available2013-11-14T16:15:48Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationGIROTTO, Eduardo Donizeti; MORMUL, Najla Mehanna. A crise do trabalho docente na sociedade do trabalho. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 4, p. 1-14, 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6718-
dc.description.abstractThe present work, effect of research conducted in public schools in the metropolitan region of Sao Paulo, analyzed the crisis of work relating it to a broader crisis that involves the modern society, totalized by the capitalist mode of production. This society builds its bases and foundations on a notion of work that, unlike of give identity and meaning to the socio-spatial practices of men and women scattered in different territories of the world, has the sole purpose of playing a mode of production founded on the commodity. This abstract work, producer of alienation, aims to totalize all forms of production. With the growing process of impoverishment of the teacher, verified by the retraction of the conditions for their work to a minimum, the abstract work is also to totalize the teacher´s works. With this, builder of reflections on society, the teacher moves to fill this logic as just another alienated worker for the reproduction of an abstract work that has meaning only within the mode of production of goods.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistalabor.ufc.br/index.phppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectCapitalpt_BR
dc.subjectAçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectTrabalho abstratopt_BR
dc.subjectTeacher’s workpt_BR
dc.subjectActionpt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectAbstract workpt_BR
dc.titleA crise do trabalho docente na sociedade do trabalhopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho, efeito de pesquisas realizadas em escolas públicas na região metropolitana de São Paulo, busca analisar a crise do trabalho relacionando-a com uma crise mais ampla e que envolve a sociedade moderna, totalizada pelo modo de produção capitalista. Esta sociedade assenta suas bases e fundamentos em uma noção de trabalho que, ao contrário de dar identidade e significado para as práticas sócio-espaciais de homens e mulheres espalhados por diversos territórios do mundo, tem como único objetivo reproduzir um modo de produção pautado na mercadoria. Este trabalho abstrato, produtor de alienação, visa totalizar todas as formas de produção. Com o crescente processo de proletarização do professor, verificado pela retração das condições de realização de seu trabalho ao mínimo necessário, o trabalho abstrato passa também a totalizar as atividades docentes. Com isso, de construtor de reflexões e questionamentos sobre a sociedade, o professor passa a se inserir nesta lógica como apenas mais um trabalhador alienado pela reprodução de um trabalho abstrato que só tem sentido no interior do modo de produção de mercadorias.pt_BR
dc.title.enThe crisis of teaching work within the crisis of the society of workpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_edgirotto; NMMormul.pdf163,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.