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dc.contributor.authorBrito, Lydia Maria Pinto-
dc.contributor.authorArrais Neto, Enéas de Araújo-
dc.date.accessioned2013-11-14T16:15:28Z-
dc.date.available2013-11-14T16:15:28Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationBRITO, Lydia Maria Pinto; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. Personal educador: uma nova estratégia do capital de educação para o trabalho. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 4, p. 1-14, 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6717-
dc.description.abstractWith the capital restructure and the emergency of new work management models, the corporate education started to be one of the most important organizations rulings. The present theoretical essay has as its objective introduce some elements to the reflection about the programs of individualized corporate education, in other words, the coaching and mentoring programs, which allied to the learning team and the corporate universities supply the necessity of the capital to promote a permanent 2 learning directed by the specific necessities of each company. It has as referential the Mészáros analysis (2005). It can be verify that the literature produced by Administration about the issued matter contain a speech aligned with the argument of the development necessity of the educator leaderships in present. Indicates an appropriation by the company, by newer and consequently cheaper manpower, of the know-how of the older and more expert workman, who is holder of a tacit knowledge of the organization, and stay vulnerable to the exclusion process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistalabor.ufc.br/index.phppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.subjectEducação individualizadapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCorporate educationpt_BR
dc.subjectIndividualized educationpt_BR
dc.titlePersonal educador: uma nova estratégia do capital de educação para o trabalhopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a reestruturação do capital e a emergência de novos modelos de gestão do trabalho, a educação corporativa passou a ser uma das pautas mais importantes das organizações. O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar alguns elementos para reflexão sobre os programas de educação corporativa individualizada, ou seja, os programas de: “coaching” e “mentoring”, que aliados aos times de aprendizagem e as universidades corporativas vem suprir a necessidade do capital de promover um aprendizado permanente direcionado pelas necessidades específicas de cada empresa. Tem como referencial de análise Mészáros (2005). Verifica-se que a literatura produzida pela Administração sobre o assunto em questão contém um discurso alinhado com o argumento da necessidade de desenvolvimento de lideranças educadoras na atualidade. Indica a apropriação pela empresa, através da mão-de-obra mais nova e consequentemente mais barata, do saber do trabalhador mais antigo e experiente, detentor do saber tácito da organização, que fica vulnerável ao processo de exclusão.pt_BR
dc.title.enPersonal educator: a new capital education strategy for the workpt_BR
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