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dc.contributor.advisorMolin, Denise Carpena Coitinho Dal-
dc.contributor.authorCabral, Antonio Eduardo Bezerra-
dc.date.accessioned2022-07-18T14:04:51Z-
dc.date.available2022-07-18T14:04:51Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationCABRAL, A. E. B. Avaliação da eficiência de sistemas de reparo no combate à iniciação e à propagação da corrosão do aço induzida por cloretos. 2000. 198 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67160-
dc.description.abstractThe present work evaluated the efficiency of five systems of repair to minimize the initiation and propagation of corrosion rebars attacked by chlorides ions. These systems consist in 5 types of mortars with a w/c ratio of 0,50 and cement:sand proportion of 1:3 and one with iron bars covered with a zinc primer. The attack evaluation was made by accelerated corrosion experiments in cycles of humidity and drying of prisms samples (45x80x90cm). These samples had two 5 mm diameter ion bars inside that were 5 and 10 mm far from the border. The accomplished rehearsals were modulus of elasticity (NBR 8522, 1984) and compressive strength (NBR 5739, 1993). Some durability experiments were also carried out: immersion absorption (NBR 9778, 1987), capillary absorption (NBR 9779, 1995), chlorides diffusion and determination of chlorides content in mortars. At the end, it was made an economic analysis of each system. The mortar samples used to measure mechanical and durability properties were cured in an humid camera during 7 days and later on in laboratory atmosphere until to complete 28 days. The results achieved point out a considerable increasing in compressive strength and modulus of elasticity of the mortar with addition of silica fume. The addition of estirene-butadiene (SBR) didn't modify the compressive strength of the mortar significantly, although it has turned it more deformable. Also, the sodium nitrite did not check significant modifications in these properties. In the durability point of view, the system of repair modified of estirene-butadiene polymer (SBR) showed the best performance, followed in a decreasing way by silica fume, sodium nitrite and zinc primer. The economic analysis indicate that the silica fume system of repair is the best one.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectCorrosão e anticorrosivospt_BR
dc.subjectConcreto armadopt_BR
dc.titleAvaliação da eficiência de sistemas de reparo no combate à iniciação e à propagação da corrosão do aço induzida por cloretospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorBauer, Elton-
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho avaliou a eficiência de cinco sistemas de reparo no combate à iniciação e à propagação da corrosão do aço por cloretos, os quais são: sistemas de reparo formados com argamassa e barras de aço sem pintura e um sistema de reparo formado com argamassa 1:3 a/c=0,5 com pintura de zinco nas barras de aço. A avaliação se deu através de ensaios de corrosão acelerada, usando ciclos de umedecimento e secagem, em corpos de prova prismáticos (45x80x90mm) confeccionados com as argamassas dos sistemas de reparo a serem testados, possuindo no seu interior duas séries de duas barras de 5mm de diâmetro distantes 5mm e 10mm das faces. Foram efetuados também ensaios complementares nas argamassas, classificados em ensaios de durabilidade: absorção por imersão (NBR 9778/87), absorção por capilaridade (NBR 9779/95), difusão de cloretos (usando fatias de 10mm de espessura de corpos de prova cilíndricos de 5mm de diâmetro) e determinação do teor de cloretos na argamassa, e ensaios mecânicos: módulo de elasticidade (NBR 8522/84) e resistência à compressão (NBR 5739/93). Além dos ensaios supracitados, elaborou-se uma análise do custo/benefício da utilização dos sistemas de reparo em estudo. Todos os corpos de prova (cilíndricos e prismáticos) foram curados em câmara úmida por 7 dias e posteriormente em ambiente de laboratório até completarem 28 dias, idade onde se iniciou todos os ensaios. Os resultados apontam uma superioridade, no ensaio de corrosão acelerada e nos ensaios complementares de durabilidade, do sistema de reparo com adição de estireno-butadieno (SBR) seguido em ordem decrescente, do sistema com adição de sílica ativa, do sistema com adição de nitrito de sódio e do sistema com pintura de zinco nas barras. Nos ensaios complementares mecânicos, o sistema de reparo com adição de sílica ativa apresentou os melhores resultados, seguido do sistema de reparo com adição do inibidor de corrosão. A análise custo/benefício aponta o sistema de reparo com adição de sílica ativa como o mais viável economicamente, seguido, em ordem decrescente de desempenho, dos sistemas com adição de nitrito de sódio, com adição de estireno-butadieno e com pintura de zinco nas barras.pt_BR
Aparece nas coleções:DECC - Dissertações defendidas em outras instituições

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