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Tipo: Dissertação
Título: As contribuições da realidade aumentada mediada pela metodologia sequência fedathi para a aprendizagem de geometria espacial
Autor(es): Soares, Fredson Rodrigues
Orientador: Santana, José Rogério
Coorientador: Santos, Maria José Costa dos
Palavras-chave: Realidade aumentada;Geometria espacial;Sequência Fedathi;Formação inicial do Pedagogo
Data do documento: 2022
Citação: SOARES, Fredson Rodrigues. As contribuições da realidade aumentada mediada pela metodologia sequência fedathi para a aprendizagem de geometria espacial. 2022. 236 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) – Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Com a inserção das tecnologias na educação, softwares são desenvolvidos para promover interação entre as pessoas, contribuindo para os processos de ensino e aprendizagem, trilhando caminhos para uma educação de qualidade. Defendemos a utilização do software GeoGebra e a Realidade Aumentada (RA) visando o favorecimento do ensino e aprendizagem de Geometria Espacial. Como problemática, formulamos a seguinte questão: a RA por meio do Software GeoGebra, mediada pela metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) têm impactos para a formação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Partindo desta problemática, objetivamos apresentar a RA como tecnologia educacional de inovação para a prática docente, por meio do Software GeoGebra, subsidiada pelos pressupostos metodológicos da SF, com vistas ao fortalecimento das aprendizagens nas aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A base metodológica, optamos por trabalhar com a Engenharia Didática (ED) e a Metodologia SF, desenvolvendo uma pesquisa básica de abordagem Qualitativa e Quantitativa, com questionário estruturado contendo 12 questões (objetivas e subjetivas). É uma pesquisa descritiva, em que características de uma população ou fenômeno. Quanto aos objetivos, Bibliográfica, exploratória e Participante, contando com o envolvimento do pesquisador com o grupo investigado, no âmbito da disciplina de “Informática na Educação” no Curso de Licenciatura em Pedagogia da diurno da Universidade Federal do Ceará (UFC). A partir da aplicação das SD foi possível a coleta dos dados e formulação das categorias e subcategorias de análise: fórum de discussão, roteiro de observação, questionário estruturado e relevância da RA para aprendizagem de Geometria, apoiado em Bardin (2016). A partir da análise das categorias e subcategorias formadas e dos dados coletados com os instrumentos utilizados, comprovamos que o GeoGebra e a RA favorecem a visualização e a aprendizagem de Geometria Espacial e o engajamento dos alunos para os processos de ensino e aprendizagem. Como Produto Educacional apresentamos uma proposta de curso de formação para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para a utilização do software GeoGebra no ensino de Geometria Espacial e 4 Sessões Didáticas (SD). Por fim e por tudo que foi observado, compreendemos que esta temática necessita de mais pesquisas e objetivamos como trabalho futuro executar o curso de formação para utilização do GeoGebra apresentado como produto educacional deste mestrado.
Abstract: With the insertion of technologies in education, software is developed to promote interaction between people, contributing to the teaching and learning processes, paving the way for quality education. We defend the use of GeoGebra software and Augmented Reality (AR) in order to favor the teaching and learning of Spatial Geometry. As a problem, we formulate the following question: does AR through the GeoGebra Software, mediated by the teaching methodology Sequence Fedathi (SF) have impacts on teacher training in the early years of Elementary School? Based on this problem, we aim to present AR as an innovative educational technology for teaching practice, through the GeoGebra Software, supported by the SF methodological assumptions, with a view to strengthening learning in Mathematics classes in the early years of Elementary School. The methodological basis, we chose to work with Didactic Engineering (DE) and SF Methodology, developing basic research with a Qualitative and Quantitative approach, with a structured questionnaire containing 12 questions (objective and subjective). It is descriptive research, in which characteristics of a population or phenomenon. As for the objectives, Bibliographic, Exploratory and Participant, counting on the involvement of the researcher with the investigated group, within the scope of the discipline of "Informatics in Education" in the Pedagogy Degree Course of the daytime of the Federal University of Ceará (UFC). From the application of the SD, it was possible to collect data and formulate the categories and subcategories of analysis: discussion forum, observation script, structured questionnaire and relevance of AR for learning Geometry, supported by Bardin (2016). From the analysis of the categories and subcategories formed and the data collected with the instruments used, we proved that GeoGebra and AR favor the visualization and learning of Spatial Geometry and the engagement of students in the teaching and learning processes. As an Educational Product, we present a proposal for a training course for teachers in the early years of Elementary School to use the GeoGebra software in the teaching of Spatial Geometry and 4 Didactic Sessions (SD). Finally, and for all that was observed, we understand that this theme needs more research and we aim as a future work to execute the training course for the use of GeoGebra presented as an educational product of this master's degree.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67085
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