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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67080
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Matos Filho, José Coelho | - |
dc.contributor.author | Batista, Wesley Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-13T15:06:37Z | - |
dc.date.available | 2022-07-13T15:06:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Wesley Nascimento. Gastos públicos em educação e produtividade total dos fatores: uma análise de causalidade (1981-2017). 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67080 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this research is to verify the degree of causality between the Public Education Spending and the Total Factor Productivity (TFP) during 1981-2017 period. This paper investigates the impact of Public Education Spending over Gross Domestic Product (GDP) in the TFP, using a Log-Linear model of Simple Linear Regression. Analyses result showed that the public spending on education really affects the TFP path, but the impact is very few. Furthermore, the model shows that the main problem of Brazilian education is not how much but how and where to spend, it is a matter of spending quality. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Produtividade total dos fatores | pt_BR |
dc.subject | Gastos em educação | pt_BR |
dc.subject | Regressão linear simples | pt_BR |
dc.title | Gastos públicos em educação e produtividade total dos fatores: uma análise de causalidade (1981-2017) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo visa verificar qual o grau de causalidade entre os gastos públicos em educação com relação a Produtividade Total dos Fatores (PTF) no período de 1981 à 2017. Investiga-se o impacto dos gastos públicos sobre Produto Interno Bruto (PIB) em relação a PTF, usando o modelo Log-Linear de Regressão Linear Simples. Os resultados mostram que os gastos em educação realmente afetam a trajetória da PTF de forma significativa, porém muito sútil. Além disso, o modelo evidencia que o principal problema da educação não são os gastos, mas a qualidade e a forma como é gasta. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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