Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67023
Tipo: TCC
Título: A contabilidade geral: uma contribuição no estudo de operações com mercadorias
Autor(es): Queiroz Neto, Edmar Pereira de
Orientador: Soares, José Alberto
Palavras-chave: Contabilidade - Operações com Mercadorias
Data do documento: 1999
Citação: QUEIROZ NETO. A contabilidade geral: uma contribuição no estudo de operações com mercadorias. 1999. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
Resumo: A estrutura conceitual básica da contabilidade traduz-se na composição da ciência contábil em termos de conceitos fundamentais (princípios). Estando incluso nesta estrutura os objetivos precípuos da contabilidade, os princípios fundamentais e as convenções contábeis. Esta estrutura conceitual básica provém de um pronunciamento do instituto Brasileiro de Contabilidade (IBRACON) e referendado pela Deliberação 29/86 da Comissão de Valores Mobiliários (C.V.M). Existem quatro técnicas contábeis, são elas: escrituração, análise de balanço, demonstrações contábeis e auditoria. O patrimônio é a primeira condição para a existência jurídica de uma entidade. Sem ele a sociedade não existe, pelo menos do ponto de vista legal. Ora, o patrimônio é o objeto sobre o qual a administração de uma entidade desempenha suas funções de gerar recursos, contrair direitos e obrigações, independentemente de sua finalidade lucrativa ou não. Portanto, o patrimônio é condição "sine qua non" na constituição de uma entidade. Conta é uma denominação técnica que qualifica elementos patrimoniais (bens, direitos, obrigações, receitas, despesas, custos, etc.) empregada para registro de débitos e créditos de mesma natureza ou espécie. A conta existe para a individualização necessária dos diversos elementos patrimoniais quando da sua representação gráfica. Esta representação denomina-se razonete, que é uma simplificação do livro Razão. Escrituração é a técnica contábil que registra de forma clara, metódica, ern livros adequados, todas as operações realizadas pela empresa. Consiste no registro de todos os fatos contábeis ocorridos em seu patrimônio. Os concursos públicos estão gradativamente sendo mais seletivos e exigentes em suas questões, no que tange a recentes alterações ocorridas na área confa'bil. As operações com mercadorias é um dos assuntos mais importantes a ser estudado na contabilidade geral, pois é o fato contábil operacional mais comum às empresas, envolvendo também conhecimentos acerca da legislação tributária. Por esta razão, dedicou-se um capítulo extenso minucioso acerca deste assunto. Um dos aspectos primordiais notados para o correto estudo é a escolha da correta bibliografia a ser pesquisada, esta deverá corresponder à doutrina dominante da ciência contábil. Por isso, salienta-se que esta monografia absteve-se de opiniões pessoais de autores acerca dos assuntos explorados, exceto daqueles que correspondiam à doutrina dominante.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67023
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_tcc_epqueirozneto.pdf18,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.