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dc.contributor.authorBarroso, Darlan Almeida-
dc.contributor.authorBessa, Jéssyca Almeida-
dc.contributor.authorBezerra, Carlos André Dias-
dc.contributor.authorMoraes, Jermana Lopes de-
dc.contributor.authorAlexandria, Auzuir Ripardo de-
dc.date.accessioned2022-07-08T18:39:29Z-
dc.date.available2022-07-08T18:39:29Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBEZERRA, C. A. D. et al. Análise do balancim da suspensão do protótipo fórmula SAE por método de elementos finitos, Vol. 5, 170-181, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1807-1600-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67004-
dc.description.abstractThis work aims to study the rocker. This is a device of the suspension of Formula SAE vehicle that receives efforts from the motion scrolling of the vehicle and transmits them to the chassis frame minimized by a momentum ratio and smoothed by the set spring-damper. A review of parameters used in vehicle dynamics and a geometric analysis of the forces and stresses caused by suchwas carried out. Then, the analysis by the finite element methodwas applied. This analysis uses the theory of discretization of systems and examines the strength of the component based on the distortion energy, determining the maximum straining experienced by the component and the region of higher demand. The main function of the rocker, which is to reduce the force transmitted to the chassis due to roll movement and consequent application of the suspension, is taken as satisfactory, since the force applied to the wheel and which would be transmitted to the chassis is reduced from 3833.9N to 3496.48N to the mechanism formed between the rocker. The rocker resistance to stresses caused by the forces imposed on him was also served to the satisfaction of the material selected to manufacture, since the calculation of security factors for static load prove such a claim.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherHolospt_BR
dc.subjectBalancimpt_BR
dc.subjectSuspensãopt_BR
dc.subjectMétodo de elementos finitospt_BR
dc.titleAnálise do balancim da suspensão do protótipo fórmula SAE por método de elementos finitospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo o estudo do balancim, um dispositivo da suspensão do veículo Fórmula SAE que recebe os esforços oriundos do movimento de rolagem do veículo e os transmite para a estrutura do chassi de uma forma minimizada por uma relação de momento e suavizada pelo conjunto mola – amortecedor. Realiza-se uma revisão sobre parâmetros usados em dinâmica veicular e uma análise geométrica das forças e dos esforços provocados por tais. Em seguida, faz-se a análise pelo método dos elementos finitos, que utiliza a teoria de discretização de sistemas e analisa a resistência do componente baseado na energia de distorção, determinando a tensão máxima sofrida pelo componente e a região de maior solicitação e o fator de segurança para um carregamento estático. A função principal do balancim, que é reduzir a força transmitida ao chassi devido ao movimento de rolagem e consequente solicitação da suspensão, é tida como satisfatória, uma vez que a força aplicada na roda e que seria transmitida ao chassi foi reduzida de 3833,9 N para 3496,48 N pelo mecanismo formado entre o balancim. A resistência do balancim aos esforços provocados pelas forças a ele impostas também foi atendida de forma satisfatória para o material selecionado à fabricação, uma vez que os cálculos dos Fatores de Segurança para carregamento estático comprovam tal afirmação.pt_BR
dc.title.enAnalysis of the suspension rocker of formula SAE prototype by the finite element methodpt_BR
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