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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Goes, George Vasconcelos | - |
dc.contributor.author | D’Agosto, Márcio de Almeida | - |
dc.contributor.author | Bertoncini, Bruno Vieira | - |
dc.contributor.author | Goes, Gérsica Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T18:09:01Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08T18:09:01Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BERTONCINI, B. V. et al. Vulnerabilidade da rede viária urbana: avaliação considerando risco e emissão de gases de efeito estufa. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Vol. 10, n. 1, p. 159-172, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-3369 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66989 | - |
dc.description.abstract | A network is vulnerable when the inefficiency of one or more links exerts negative externalities that may compromise the accessibility. The literature presents procedures that can be used in the network vulnerability assessment, which are divided into two groups: complete calculation and pre-defined criteria. The first ones, scan the network in order to find the most vulnerable links, on the other hand procedures that consider predefined criteria use indirect approaches to obtain the vulnerability. This paper presents a framework to road network vulnerability analysis based on the risk and environmental aspects. Hence, we developed a new procedure to verify the effectiveness of risk as an attribute to find the most vulnerable links of a road network, considering distance and CO2-eq emissions. Results showed an increase up to 8.51% (total distance traveled) when links with high risk are disrupted. CO2 -eq emissions yielded the same outcome, disruptions of high risk links caused an increase up to 9.19%, whereas the safest links caused an average increase of only 5.54% when disrupted. Therefore, the number of scenarios modeled (for collecting data) as well as the Monte Carlo simulation were effective in assessing the impacts over time. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Gestão Urbana | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de tráfego | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade | pt_BR |
dc.subject | Risco | pt_BR |
dc.subject | Áreas urbanas | pt_BR |
dc.subject | Gases de efeito estufa | pt_BR |
dc.title | Vulnerabilidade da rede viária urbana: avaliação considerando risco e emissão de gases de efeito estufa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Uma rede é vulnerável quanto maior for a externalidade negativa associada à ineficiência de um ou mais arcos. Dessa forma, existem, na literatura, métodos que podem ser utilizados para a análise de vulnerabilidade de uma rede viária, sendo divididos em dois grupos: de cálculos completos e com critérios predefinidos. Os de cálculos completos fazem uma varredura na rede em busca dos arcos mais vulneráveis, enquanto aqueles com critérios predefinidos utilizam procedimentos para obtenção desses arcos. Este artigo apresenta um procedimento que busca verificar a efetividade do risco de acidente como um critério predefinido para localizar os arcos mais vulneráveis de uma rede viária, avaliando o aumento da distância e da emissão total de CO2-eq em relação ao cenário base. Os resultados mostraram um aumento de até 8,51% da distância de viagem quando são rompidos arcos com maior risco de acidentes. O CO2-eq seguiu a mesma tendência, ou seja, rupturas em arcos com alto risco causaram um aumento de até 9,19%, enquanto o aumento das emissões após o rompimento de arcos com baixo risco foi de apenas 5,54%. Portanto, a quantidade de cenários modelados para coleta de dados e a simulação de Monte Carlo foram eficazes em avaliar os impactos ao longo do tempo. | pt_BR |
dc.title.en | Urban road network vulnerability: assessment considering risk and greenhouse gas emissions | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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