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Type: TCC
Title: Perfil e hábitos de consumidores de produtos cárneos do município de Fortaleza - CE
Authors: Magalhães, Karolyne Lima
Advisor: Andrade, Ana Paula Colares de
Keywords: Carnes;Decisão de compra;Hábitos alimentares
Issue Date: 2022
Citation: MAGALHÃES, Karolyne Lima. Perfil e hábitos de consumidores de produtos cárneos do município de Fortaleza - CE. 2022. 41 f. TCC (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A forma de consumo dos produtos cárneos passa por interferências socioeconômicas e culturais que juntamente influenciam na decisão de compra dos consumidores. Assim, para manter a fidelidade e atender às necessidades destes, as organizações precisam conhecer seus comportamentos. Esse trabalho teve como objetivo identificar o perfil e hábitos de aquisição de consumidores de produtos cárneos em Fortaleza - CE. A pesquisa foi descritiva e quantitativa, realizada através das redes sociais por meio de questionário com vinte e duas perguntas, que buscou compreender os aspectos de consumo, qualidade e inspeção de produtos cárneos com questões quanto ao sexo, faixa etária, escolaridade, renda familiar, consumo de produtos cárneos e noções de doenças alimentares e inspeção. Participaram 335 pessoas, com 73,1% residentes do município de Fortaleza - CE. O perfil dos participantes revelou que a maioria (70%) pertenciam ao sexo feminino, faixa etária predominante entre vinte e um a quarenta anos, solteiros e nível superior incompleto, com renda familiar de 1 a 3 salários mínimos. As carnes com maior frequência de consumo foram frango (63,2%) e bovina (32,8%). Quanto ao local de compra de produtos cárneos, verificou-se que existe a preferência, no momento da compra, pelos supermercados (76,7%). A qualidade e frescor do produto é mais relevante do que o preço, independentemente do valor de renda dos entrevistados. Assim, os consumidores do município de Fortaleza relacionam possíveis riscos à saúde com a compra de produtos cárneos sem inspeção ou sem procedência de origem, são influenciados pelas instalações e higiene do estabelecimento, mas demonstram desinteresse pela procedência dos produtos cárneos que adquirem e ainda reproduzem hábitos incorretos de manipulação.
Abstract: The form of consumption of meat products goes through socioeconomic and cultural interferences that together influence the purchase decision of consumers. Thus, to maintain loyalty and meet their needs, organizations need to know their behaviors. This study aimed to identify the profile and purchase habits of consumers of meat products in Fortaleza - CE. The research was descriptive and quantitative, carried out through social networks through a questionnaire with twenty-two questions, which sought to understand aspects of consumption, quality and inspection of meat products with questions regarding gender, age group, schooling, family income, consumption of meat products and notions of food diseases and inspection. A total of 335 people participated, with 73.1% residing in the city of Fortaleza - CE. The profile of the participants revealed that the majority (70%) were female, predominantly aged between twenty-one and forty years, single and incomplete higher education, with a family income of 1 to 3 minimum wages. The most frequently consumed meats were chicken (63.2%) and beef (32.8%). As for the place of purchase of meat products, it was found that there is a preference, at the time of purchase, for supermarkets (76.7%). The quality and freshness of the product is more relevant than the price, regardless of the income value of the interviewees. Thus, consumers in the city of Fortaleza relate possible health risks to the purchase of meat products without inspection or without origin, they are influenced by the facilities and hygiene of the establishment, but they show a lack of interest in the origin of the meat products they acquire and still reproduce habits. handling errors.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66947
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