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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66941
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE |
Autor(es): | Sousa, Railane Porfirio de |
Orientador: | Irffi, Guilherme Diniz |
Palavras-chave: | Educação profissional;Senac-CE;Mulheres e Jovens;Aproveitamento escolar |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SOUSA, Railane Porfirio de. Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE. 2021. 44f. Dissertação (Mestrado em Economia de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2021. |
Resumo: | Esse estudo objetivou-se a caracterizar o perfil do aluno dos cursos de educação profissional realizados no Senac-Ce no período de 2017 a 2019. A educação profissional divide-se em três modalidades, qualificação profissional; técnica de nível médio e graduação/pós-graduação tecnológica, neste estudo foi abordado apenas os dois primeiros, por ausência de matrículas na Instituição na modalidade de graduação/pós-graduação tecnológica no período analisado. Os dados coletados através de relatórios oriundos do Sistema educacional do Senac-Ce revelaram informações sociais e acadêmicas dos alunos matriculados no período. Sobre os aspectos metodológicos, utilizou-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo. Analisando os resultados, pode-se inferir que nos cursos de qualificação profissional e técnicos de nível médio a maior prevalência é de mulheres, jovens e que possuíam ensino médio completo, tendo uma procura maior pelas áreas de Gestão e Negócios e de Ambiente e Saúde. Quanto ao aproveitamento, o de qualificação profissional foi satisfatório, com mais de 80% de aprovação, enquanto os cursos técnicos de nível médio tiveram um índice alto com relação a evasão em torno de 20%. No período analisado o perfil social e acadêmico dos alunos se mostrou uniforme tendo forte predominância da participação feminina. |
Abstract: | This study aimed to characterize the profile of students in professional education courses held at Senac-Ce from 2017 to 2019. Professional education is divided into three modalities, professional qualification; high school technician and technological graduation/postgraduate. In this study, only the first two were addressed, due to the absence of enrollments in the Institution in the technological undergraduate/graduate course in the analyzed period. Data collected through reports from the Senac-Ce educational system revealed social and academic information about students enrolled in the period. On the methodological aspects, a qualitative descriptive study was used. Analyzing the results, it can be inferred that in professional qualification courses and high school technicians the highest prevalence is of women, young people and those who had completed high school, with a greater demand in the areas of Management and Business and Environment and Health. As for the achievement, the professional qualification was satisfactory, with more than 80% approval, while the technical courses of high school had a high rate in relation to evasion around 20%. In the period analyzed, the students' social and academic profile was uniform, with a strong predominance of female participation. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66941 |
Aparece nas coleções: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
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