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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66919
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre fotografias e cavalos: as imagens como potência de fabulação |
Título em inglês: | Between photographs and horses: images as a power of fabulation |
Autor(es): | Oliveira, Renata Cavalcante de |
Orientador: | Oliveira Filho, João Vilnei de |
Coorientador: | Wielewicki, Fabiana Feronha |
Palavras-chave: | Autoficção;Cavalo;Ficção;Fotografia;Imagem;Sala de aula |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | OLIVEIRA, Renata Cavalcante de. Entre fotografias e cavalos: as imagens como potência de fabulação. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Em “Entre Fotografias e Cavalos: As imagens como potência de fabulação”, apresento a pesquisa que objetiva a análise, experimentação e reflexão de oito fotografias em que eu, meus irmãos, tios e sobrinhos estamos em cima de cavalos, com exceção de apenas uma em que meu avô Raimundo aparece levantando um pedaço de carne. Inicio apresentando a primeira imagem que achei dentro dos meus livros de português e história e que me impulsionou a pesquisa. Discorro sobre teorias de fotografias e autoficção, acessando autores como Didi Huberman, Roland Barthes, Susan Sontag e Doubrowsky. Sigo discutindo e relacionando as fotografias com o trabalho de artistas como Aline Motta e Sara Perovic. Fui juntando as imagens que achei dentro de livros didáticos com outras fotos que já tinha em casa e criando um roteiro visual com as fotografias. Esse roteiro tornou-se a metodologia da pesquisa. Outra decisão importante para a metodologia é a partilha, dividir a autoria dos trabalhos durante a pesquisa do mestrado com outras pessoas. Essa ideia de “fazer junto” está presente até o final da pesquisa, por isso tentei colocar as fotografias originais grandes no corpo do texto, para que o leitor pudesse destacar, rabiscar, emoldurar e criar novas narrativas. Realizei quatro ações durante o mestrado: “Sala de aula”, "Auto-mise-en-scéne", “Manda Meme” e “Amor, morte, fotografia”. Em “Sala de aula”, os meus alunos são parte fundamental e foram se transformando em realizadores no meu processo de criação. A artista e pesquisadora Naira Ciotti (1999), com seu conceito de professor performer, traz uma grande contribuição para a pesquisa nesta etapa. Em “Auto-mise-en-scéne”, apresento um trabalho que realizei e que é uma experimentação que me permitiu fabular novas imagens tendo como referência a minha em cima do cavalo de madeira. Já em “Manda Meme”, proponho uma ação a partir do meu perfil pessoal no Instagram, permitindo que as pessoas interagissem com as imagens e construíssem novos sentidos com as fotografias. Em “Amor, morte, fotografia”, elaboro uma performance conjunta com a minha mãe. Vou construindo uma mediação entre quem fotografa e quem é fotografado. Levar as fotografias para a sala de aula foi a melhor coisa que já me aconteceu. A partir do que os alunos apontaram, fui experimentando novas criações com as imagens. |
Abstract: | In “Between Photographs and Horses: Images as a Power of Fabulation”, I present the research that aims at the analysis, experimentation and reflection of eight photographs in which I, my brothers, uncles and nephews are on horses, with the exception of only one in which my grandfather Raimundo appears lifting a piece of meat. I start by presenting the first image that I found in my Portuguese and history books and that stimulated my research. I discuss theories of photography and autofiction, accessing authors such as Didi Huberman, Roland Barthes, Susan Sontag and Doubrowsky. I continue to discuss and relate the photographs to the work of artists such as Aline Motta and Sara Perovic. I joined the images I found in textbooks with other photos I already had at home and creating a visual script with the photographs. This script became the research methodology. Another important decision for the methodology is sharing, sharing the authorship of the works during the master's research with other people. This idea of “doing it together” is present until the end of the research, so I tried to place the original large photographs in the body of the text, so that the reader could highlight, scribble, frame and create new narratives. I carried out four actions during the master's degree: “Classroom”, “Auto-mise-en-scéne”, “Manda Meme” and “Love, death, photography”. In “Classroom”, my students are a fundamental part and have become directors in my creation process. The artist and researcher Naira Ciotti (1999), with her concept of a performer teacher, makes a great contribution to the research at this stage. In “Auto-mise-en-scéne”, I present a work that I made and that is an experiment that allowed me to create new images with reference to mine on the wooden horse. In “Manda Meme”, I propose an action from my personal profile on Instagram, allowing people to interact with the images and build new meanings with the photographs. In “Amor, morte, photography”, I create a joint performance with my mother. I'm building a mediation between who photographs and who is photographed. Bringing the photographs into the classroom was the best thing that ever happened to me. From what the students pointed out, I started experimenting with new creations with the images. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66919 |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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