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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66903
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre o medo e o fascínio: televisão e formação da crítica televisiva na imprensa (1964-1982) |
Autor(es): | Menezes, Milena Azevedo de |
Orientador: | Duarte, Ana Rita Fonteles |
Palavras-chave: | Televisão;Ditadura;Crítica televisiva |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | MENEZES, Milena Azevedo de. Entre o medo e o fascínio: televisão e formação da crítica televisiva na imprensa (1964-1982). Orientadora: Ana Rita Fonteles Duarte. 2022. 153 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção histórica da escrita sobre TV entre os anos 1964 e 1984, publicada em cadernos culturais na imprensa. Nosso objeto de estudo é a formação da crítica televisiva, entendida como debate de visões de futuro sobre a televisão, entre o medo e o fascínio. A pesquisa se alinha a uma perspectiva metodológica reconhecida como história social da cultura. Segundo Raymond Williams (2017), a televisão enquanto tecnologia resulta de uma série de invenções socialmente motivadas, rejeitando a perspectiva determinista e entendendo a TV enquanto “forma cultural”. Analisaremos os seguintes impressos: Jornal do Brasil, Tribuna da Imprensa, Revista Última Hora, Folha de S. Paulo e O Globo como fontes primárias. Ao longo da pesquisa, fontes secundárias foram situadas, como revistas de folhetins e a imprensa alternativa. O objetivo do recorte temporal é situar os debates intelectuais por críticos de esquerda responsáveis por produzirem a construção da categoria “cultura de massas” e “indústria cultural” nos impressos, durante a ditadura civil-militar. Por fim, ao final da pesquisa, entendemos os debates publicados sobre a TV dentro da historicidade do momento em que a televisão é inserida na sociedade brasileira, a partir da formação de uma indústria do entretenimento, que cresce em sua audiência e incorpora-se à vida cotidiana durante a ditadura civil-militar. |
Abstract: | The present research aims to analyze the historical construction of writing about TV between the years 1964 and 1984 in Brazil, published in cultural sections of the press. Our object of study is the formation of television criticism, understood as a debate of visions of the future about television, between fear and fascination. The research is situated in the methodological perspective recognized as social history of culture. According to Raymond Williams (2017), television as a technology results from a series of socially motivated inventions, rejecting the deterministic perspective and understanding TV as a "cultural form." We will analyze the following printed media: Jornal do Brasil, Tribuna da Imprensa, Última Hora Magazine, Folha de S. Paulo and O Globo as primary sources. Throughout the research, secondary sources were situated, such as pamphlet magazines and the alternative press. The objective of the time cut is to situate the intellectual debates by leftist critics responsible for producing the construction of the category "mass culture" and "cultural industry" in the printed press, during the civil-military dictatorship. Finally, at the end of the research, we understand the debates published about TV within the historicity of the moment in which television is inserted into Brazilian society, from the formation of an entertainment industry, which grows in its audience and is incorporated into everyday life during the civil-military dictatorship. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66903 |
Aparece nas coleções: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
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