Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66879
Tipo: Tese
Título: Intervenção educativa para promoção da autoeficácia de pais e/ou cuidadores no manejo e controle da asma infantil: ensaio clínico randomizado
Autor(es): Mendes, Elizamar Regina da Rocha
Orientador: Barbosa, Lorena Pinheiro
Palavras-chave: Asma;Autoeficácia;Promoção da Saúde;Enfermagem;Entrevista Motivacional
Data do documento: 9-Jun-2022
Citação: MENDES, E. R. R. Intervenção educativa para promoção da autoeficácia de pais e/ou cuidadores no manejo e controle da asma infantil: ensaio clínico randomizado. 2022. 125 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66879. Acesso em: 01 jul. 2022.
Resumo: Hospitalizações e óbitos por asma em crianças são decorrentes da falta de controle da doença. Portanto, é necessário que pais e/ou cuidadores tenham conhecimento e se sintam capazes de realizar o manejo adequado da doença. Intervenções educativas que utilizam tecnologias educacionais pautadas na teoria da autoeficácia associadas à entrevista motivacional podem auxiliar aos pais/cuidadores no controle da asma de seus filhos. Objetivou-se avaliar o efeito da intervenção educativa com uso de cartilha associada à entrevista motivacional breve (EMB) na autoeficácia de pais e/ou cuidadores de crianças no manejo e controle da asma infantil. Trata-se de um Ensaio Clínico Randomizado desenvolvido em duas Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS) de Fortaleza, com 84 pais e/ou cuidadores de crianças menores de cinco anos de idade, divididos em dois grupos: Grupo Intervenção (GI), que recebeu uma intervenção educativa com o uso de cartilha associada à EMB; e Grupo Comparação (GC), que recebeu atendimento convencional da UAPS. A coleta ocorreu em duas fases, a primeira na UAPS com aplicação da Escala Self-Efficacy and Their Child's Level of Asthma Control: versão brasileira (STCLA –VB) e do formulário sociodemográfico, com GI e GC; em seguida na própria UAPS, realizou-se a intervenção educativa com cartilha e EMB com o GI. A segunda fase, ocorreu por contato telefônico com a aplicação da escala STCLA –VB e do formulário de investigação dos sintomas de asma com GI e GC, com intervalo de 15 dias e após um mês da intervenção educativa na UAPS. Os grupos foram comparados na linha de base e após um mês da intervenção, utilizando-se o teste qui-quadrado, de Fisher Freeman-Halton e t de Student, O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará e pelo Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Os grupos mostraram-se homogêneos na linha de base. Após a intervenção, as médias dos escores da autoeficácia do GI foram sempre maiores do que as do GC. Evidenciando-se diferença estatisticamente significativa entre o Grupo Intervenção e o Grupo Comparação para os escores da escala total (p<0,0001), expectativas de eficácia (p<0,0001) e domínio expectativa de resultados (p<0,0001). Observou-se um aumento nos escores de autoeficácia elevada no GI da 1ª para a 2ª avaliação com significância estatística (p<0,0001). Verificou-se que o grupo comparação apresentou maior chance de as crianças manifestar sintomas noturnos (OR=3.0; p=0,019) e visitar à emergência por asma (OR =30,75; p<0,0001). Houve maior predominância de participantes com elevada autoeficácia no GI após a intervenção educativa. As crianças de pais e/ou cuidadores do GC apresentaram 1,43 mais chance de apresentarem crises de asma de que as crianças do GI. Conclui-se que a intervenção educativa proposta a partir da leitura da cartilha pautada no conceito da autoeficácia e associada à EMB foi capaz de elevar os escores da autoeficácia de pais e/ou cuidadores no controle e manejo da asma infantil e menos chance de seus filhos apresentarem crises de asma.
Abstract: Hospitalizations and deaths from asthma in children are due to lack of disease control. Therefore, it is necessary that parents and/or caregivers have knowledge and feel capable of carrying out the proper management of the disease. Educational interventions that use educational technologies based on the theory of self-efficacy associated with motivational interviewing can help parents/caregivers to control their children's asthma. The objective was to evaluate the effect of an educational intervention using a booklet associated with a brief motivational interview (MBE) on the self-efficacy of parents and/or caregivers of children in the management and control of childhood asthma. This is a Randomized Clinical Trial developed in two Primary Health Care Units (UAPS) in Fortaleza, with 84 parents and/or caregivers of children under five years of age, divided into two groups: Intervention Group (GI), who received an educational intervention using a booklet associated with EMB; and the Comparison Group (GC), which received conventional care from the UAPS. Data collection took place in two phases, the first at the UAPS with the application of the Self-Efficacy and Their Child's Level of Asthma Control Scale: Brazilian version (STCLA –VB) and the sociodemographic form, with GI and GC; then at the UAPS itself, the educational intervention was carried out with a booklet and EMB with the GI. The second phase took place by telephone with the application of the STCLA-VB scale and the asthma symptoms investigation form with IG and GC, with an interval of 15 days and after one month of the educational intervention at the UAPS. The groups were compared at baseline and one month after the intervention, using the chi square test, Fisher-Freeman-Halton and Student's t test. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Universidade Federal do Ceará and by the Brazilian Registry of Clinical Trials. The groups were homogeneous at baseline. After the intervention, the mean self-efficacy scores of the IG were always higher than those of the CG. Evidencing a statistically significant difference between the Intervention Group and the Comparison Group for the total scale scores (p<0.0001), efficacy expectations (p<0.0001) and outcome expectation domain (p<0.0001) . There was an increase in high self-efficacy scores in the IG from the 1st to the 2nd evaluation with statistical significance (p<0.0001). It was found that the comparison group was more likely to have nocturnal symptoms (OR=3.0; p=0.019) and to visit the emergency room due to asthma (OR=30.75; p<0.0001). There was a greater predominance of participants with high self efficacy in the IG after the educational intervention. Children of parents and/or caregivers in the CG were 1.43 times more likely to have asthma attacks than children in the IG. It is concluded that the educational intervention proposed from the reading of the booklet based on the concept of self-efficacy and associated with EMB was able to raise the self efficacy scores of parents and/or caregivers in the control and management of childhood asthma and less chance of their children have asthma attacks.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66879
Aparece nas coleções:DENF - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tese_errmendes.pdf225,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.