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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66874
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Metodologia de análise espacial para identificação de locais críticos considerando a severidade dos acidentes de trânsito |
Autor(es): | Queiroz, Marcelo Pereira Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro Yamashita, Yaeko |
Palavras-chave: | Análise espacial;Acidentes de trânsito;Malha viária;Agrupamento espacial |
Data do documento: | 2004 |
Instituição/Editor/Publicador: | Transportes |
Citação: | LOUREIRO, C. F. G. et al. Metodologia de análise espacial para identificação de locais críticos considerando a severidade dos acidentes de trânsito. Transportes, Vol. 12, n. 2, p. 15-28, 2004. |
Resumo: | Este artigo descreve e aplica uma metodologia de análise espacial para identificação dos locais críticos de acidentes de trânsito com base no índice de severidade do acidente, permitindo ao analista selecionar a forma mais adequada para tratamento de cada local crítico na malha viária de uma cidade. Como principal ferramenta de análise, utiliza-se a rotina de agrupamento espacial do vizinho mais próximo a qual possibilita identificar e representar os locais críticos (interseções, trechos, corredores e áreas) de ocorrência de eventos espaciais em um mapa digital por intermédio do conceito de elipse de desvio padrão. Acredita-se que este trabalho apresenta uma significativa contribuição para a elaboração de novas metodologias de estudos de acidentes de trânsito que incorporem outras variáveis relacionadas aos acidentes, como volume de tráfego, e também outros eventos de caráter espacial que contribuem para a ocorrência deste grave fenômeno urbano. |
Abstract: | This paper presents and applies a methodology of spatial analysis to identify traffic accidents critical spots based on the severity index, allowing the analyst to select the appropriate treatment for each critical spot in an urban street network. As the main analytical tool, it is applied the nearest neighbor hierarchical spatial grouping technique which allows to identify and to represent the critical spots (intersections, links, corridors and areas) in terms of occurrence of spatial events in a digital map using the concept of the standard deviation elipse. This work may give a significant contribuition to the development of new methodologics of traffic accidents studies based on other variables related to the accidents, as traffic volumes, and also other spatial events that contribute for the occurrence of this critical urban phenomenon. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66874 |
ISSN: | 2237-1346 |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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