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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Proposta de construção de indicador de caracterização da acessibilidade na região metropolitana de Fortaleza
Autor(es): Souza, Hélio Henrique Holanda de
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palavras-chave: Acessibilidade;Escolha discreta;Logsum;Indicador;Caracterização
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Transportes
Citação: LOUREIRO, C. F. G; SOUZA, H. H. H. Proposta de construção de indicador de caracterização da acessibilidade na região metropolitana de Fortaleza. Transportes, Vol. 26, n. 4, p. 129-143, 2018.
Resumo: A compreensão da problemática é essencial na construção de soluções adequadas aos problemas de mobilidade e acessibilidade urbanas. Assim, indicadores que possam caracterizar e diagnosticar estes problemas devem ser melhor investigados. Este trabalho propõe um indicador de caracterização da acessibilidade com base no logsum, comumente utilizado como medida do excedente do consumidor, apresentando características que favorecem seu uso como medida de desempenho do sistema de transportes. Para propor o indicador, utiliza-se como referência uma representação geral da problemática da mobilidade e acessibilidade e uma tipologia de problemas baseada nos princípios da equidade e sustentabilidade, verificando sua aplicabilidade na Região Metropolitana de Fortaleza. Conclui-se que o método proposto permite a estimativa de indicadores adequados para analisar problemas de acessibilidade desde que no cálculo do logsum ponderado, bem como na definição e calibração das funções utilidade, sejam consideradas as especificidades de cada tipo de problema que se pretende caracterizar e diagnosticar.
Abstract: Understanding problems is essential in developing appropriate solutions to urban mobility and accessibility issues. Thus, indicators that may characterize and diagnose such problems should be better investigated. This work proposes an indicator for the characterization of accessibility based on the logsum, commonly used as a measure of consumer surplus, presenting features that favor its use as a transport system’s performance measure. The indicator’s proposition is referenced on a general representation of the mobility and accessibility problem setting, as well as on a typology of accessibility problems based on equity and sustainability principles, verifying its applicability in Fortaleza’s Metropolitan Region. The conclusion is that the proposed method allows the estimation of adequate indicators to analyze accessibility problems, provided that in the weighted logsum measurement, as well as in the definition and calibration of the utility functions, one considers the specificities of each type of problem to be characterized and diagnosed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66872
ISSN: 2237-1346
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