Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66852
Tipo: | TCC |
Título : | O fetichismo da mercadoria: uma tentativa de resgate da análise de Marx |
Autor : | Pompeu, Erica Mara Torres |
Tutor: | Smith, Roberto |
Palabras clave : | Fetichismo da mercadoria - Economia |
Fecha de publicación : | 2002 |
Citación : | POMPEU, Erica Mara Torres. O fetichismo da mercadoria: uma tentativa de resgate da análise de Marx. 2002. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho pretendeu proceder a urn resgate da tematização de Marx acerca do fetichismo da mercadoria. Assim, as perguntas que se constituíram como objeto de investigação foram as seguintes: o que é o fetichismo da mercadoria (ou como ele aparece)? e qual a sua "essência"(ou quais as relações que ele vela)? A utilização do termo essência entre aspas quer precisamente assinalar o fato de que se aponta para relações concretas, historicamente determinadas. O fetichismo não é nenhuma necessidade lógica de formas puras econômicas, não é uma representação mobilizada a partir de um encadeamento lógico abstrato autonomizado e contraposto à realidade. Trata-se do modo concreto, real, como os homens passaram a se por em relação uns com os outros e com os produtos de seus trabalhos na esfera de suas relações concretas de existência sob o domínio das relações capitalistas. As relações entre os produtores não mais são relações sociais entre eles mesmos em seus próprios trabalhos, mas aparecem como relações sociais entre coisas. O fetiche das mercadorias consiste, exatamente, nessa aderência às coisas de propriedades que lhe não pertencem naturalmente. A universalização das trocas mercantis condiciona a objetividade das coisas e a própria subjetividade dos homens submetidos ao domínio do capital. O mundo das mercadorias constitui-se uma objetividade. Há um mundo de coisas separadas dos homens que seguem leis próprias, leis que lhes aparecem, aos homens. como naturais. Por outro lado, subjetivamente, a própria individualidade cinde-se e segue as leis mercantis. A própria atividade humana objetiva-se e acompanha tais leis como uma qualquer outra mercadoria. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66852 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2002_tcc_emtpompeu.pdf | 7,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.