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Tipo: Dissertação
Título: Análise de proficiência em modelos de valor adicionado com desempenho passado do aluno: diferencial por tipo de escola pública em Fortaleza-Ce
Autor(es): Holanda, Tiago Lima
Orientador: Soares, Ricardo Brito
Palavras-chave: Avaliação do SPAECE;Ensino Médio;Proficiência
Data do documento: 2022
Citação: HOLANDA, Tiago Lima. Análise de proficiência em modelos de valor adicionado com desempenho passado do aluno: diferencial por tipo de escola pública em Fortaleza-Ce. 2022. 32f. - Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2022.
Resumo: Apesar de apresentar um desenvolvimento mais lento em comparação as etapas iniciais da Educação Básica, o Ensino Médio vem apresentando uma melhora dos índices proficiência nas escolas públicas do Estado do Ceará como demonstrado por meio da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação da SEDUC-CE. Entretanto, entre os diversos tipos de escolas que existem nesta etapa de ensino, ocorrem variações bastante significativas nos resultados de desempenho dos alunos, ainda que dentro da mesma Rede de Ensino e em uma única cidade. Os tipos de escolas que a Secretária de Educação do Estado do Ceará oferece atualmente no município de Fortaleza são em tempo parcial, em tempo integral e profissionalizantes, além de duas escolas militares. Além do diferencial de metodologias e conteúdo para cada tipo, estas duas últimas se diferenciam por realizarem processos seletivos baseados em desempenhos. Ou seja, já capturam bons alunos de entrada. Desta forma, para se investigar o efeito escola por tipo, é preciso controlar desempenhos passados dos alunos, o que acontece em modelos de valor adicionado, e que é a proposta empírica desta dissertação. Assim, investiga-se diferenciais de desempenho por tipo de escola pública de Fortaleza para alunos do terceiro ano do ensino médio, controlando para seus desempenhos passados no ensino fundamental (nono e quinto ano). Para isto, utilizou-se a base do SPAECE para diversos anos, onde foi possível concatenar o desempenho do mesmo aluno em diferentes etapas. Os resultados em geral, mostraram efeitos diferenciais positivos significativos para escolas profissionalizantes e militares, mas não para escolas em tempo integral.
Abstract: Despite presenting a slower development compared to the initial phases of basic education, secondary education has shown an improvement in proficiency rates in public schools in the State of Ceará, as demonstrated by the Coordination of Evaluation and Monitoring of Education at SEDUC-CE. However, among the different types of schools that exist at this stage of education, there are quite significant variations in student performance results, even within the same Education Network and in a single city. The types of schools that the Secretary of Education of the State of Ceará currently offers in the city of Fortaleza are part-time, full-time and vocational, in addition to two military schools. Besides the difference in methodologies and content for each type, the latter two are distinguished by the performance-based selection processes. That is, they already capture good entry students. Thus, to investigate the school effect by type, it is necessary to control for alumni performance, which happens in value-added models, which is the empirical proposal of this dissertation. Thus, the performance differentials by public school type in Fortaleza are investigated for third year high school students, controlling for their past performance in elementary school (ninth and fifth grades). For this purpose, the SPAECE base was used for several years, where it was possible to concatenate the performance of the same student at different stages. The results showed significant positive differential effects for vocational and military schools, but not for full-time schools.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66704
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