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Tipo: TCC
Título: Avaliação da disponibilidade para aprendizagem interprofissional de estudantes dos cursos de saúde da universidade federal do Ceará
Autor(es): Paiva, Luccas Silvano
Orientador: Teixeira, Ana Karine Macedo
Palavras-chave: Educação Interprofissional;Relações Interprofissionais;Educação em Saúde
Data do documento: 24-Jun-2022
Citação: PAIVA, L. S. Avaliação da disponibilidade para aprendizagem interprofissional de estudantes dos cursos de saúde da Universidade Federal do Ceará. 2022. 27 f. Monografia (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66698. Acesso em: 27 jun. 2022.
Resumo: A educação interprofissional é uma atividade que envolve dois ou mais profissionais que aprendem juntos de modo interativo para melhorar a colaboração e qualidade da atenção à saúde. Avaliar a disponibilidade para a aprendizagem interprofissional de estudantes dos cursos de saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se de um estudo transversal e quantitativo. A amostra representativa para os cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e Psicologia da UFC era de 340 discentes, mas o questionário foi divulgado entre todos os estudantes matriculados nesses cursos, obtendo assim, uma amostra final de 419 participantes. A coleta foi realizada no período de Abril a Setembro de 2020. O instrumento de pesquisa utilizado foi o RIPLS (Readiness for Interprofessional Learning Scale) na versão em português. Os dados coletados foram transferidos para o Excel e a análise dos dados foi realizada no programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 20.0, onde foi realizada análise estatística descritiva. A amostra final foi majoritariamente composta pelo sexo feminino (66,3%). Desta amostra, 27% foram do curso de Odontologia, 16,2% da Enfermagem, 18,4% de Farmácia, 11,7% da Medicina, 17,2% da Psicologia e 9,5% da Fisioterapia. A maior prevalência de estudantes neste estudo foram dos semestres inicial e intermediário (37,9% e 41,5%, respectivamente). A média do RILPS foi 116,9. Em relação ao curso dos estudantes, observou-se diferença na média total do RILPS (p=0,02), o curso de Medicina apresentou menor disponibilidade para aprendizagem interprofissional (113,61) e a Fisioterapia (119,98) maior disponibilidade seguido dos cursos de Enfermagem e Odontologia. O estudo demonstrou a alta disponibilidade para a educação interprofissional entre os estudantes da área da saúde da UFC, em especial no que se refere a atenção centrada no paciente. Apontou a necessidade de fortalecer o desenvolvimento da competência para o trabalho colaborativo no curso de Medicina e a necessidade refletir a identidade profissional no curso de Psicologia enquanto uma profissão da saúde que trabalha de forma interprofissional.
Abstract: Interprofessional education is an activity that involves two or more professionals who learn together in an interactive way to improve collaboration and the quality of health care. To assess the availability for interprofessional learning of students in health courses at the Federal University of Ceará (UFC). This is a cross-sectional and quantitative study. The representative sample for the Medicine, Pharmacy, Nursing, Dentistry, Physiotherapy and Psychology courses at UFC was 340 students, but the questionnaire was disseminated among all students enrolled in these courses, thus obtaining a final sample of 419 participants. Data collection was carried out from April to September 2020. The research instrument used was the RIPLS (Readiness for Interprofessional Learning Scale) in the Portuguese version. The collected data were transferred to Excel and data analysis was performed using the SPSS statistical program (Statistical Package for the Social Sciences) version 20.0, where descriptive statistical analysis was performed. The final sample was mostly composed of females (66.3%). Of this sample, 27% were from the Dentistry course, 16.2% from Nursing, 18.4% from Pharmacy, 11.7% from Medicine, 17.2% from Psychology and 9.5% from Physiotherapy. The highest prevalence of students in this study were from the initial and intermediate semesters (37.9% and 41.5%, respectively). The RILPS mean was 116.9. Regarding the students' course, there was a difference in the total average of the RILPS (p=0.02), the Medicine course had less availability for interprofessional learning (113.61) and Physiotherapy (119.98) had greater availability followed by of Nursing and Dentistry courses. The study demonstrated the high availability for interprofessional education among health students at UFC, especially with regard to patient-centered care. It pointed out the need to strengthen the development of competence for collaborative work in the Medicine course and the need to reflect the professional identity in the Psychology course as a health profession that works in an interprofessional way.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66698
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