Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66643
Tipo: Dissertação
Título: Características socioeconômicas do desenvolvimento rural da região cacaueira da Bahia
Autor(es): Midlej, Rosalina Ramos
Orientador: Lemos, José de Jesus Sousa
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico;Desenvolvimento rural;Cacau - Bahia
Data do documento: 1991
Citação: MIDLEJ, Rosalina Ramos. Características socioeconômicas do desenvolvimento rural da região cacaueira da Bahia. 1991. 152 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1991. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66643. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: O processo de desenvolvimento envolve profundas mudanças nas diversas estruturas econômicas e sociais da economia como um todo e, de cada setor em particular. Assim, em virtude da grande importância do setor agrícola para a região Cacaueira da Bahia, e principalmente pela sua dependência à apenas um produto, o cacau, sujeito a acentuada instabilidade de preços no mercado internacional, torna-se necessário o estudo de como essas transformações ocorreram e o impacto delas nas condições de vida da maioria da população. O objetivo deste estudo é identificar o padrão de desenvolvimento da região Cacaueira da Bahia, determinando a influência da exploração da monocultura do cacau sobre variáveis socioeconômicas. Utilizou-se dados secundários e através de uma análise comparativa com grupos de controle (escolheu-se duas regiões diversificadas) tentou-se verificar as semelhanças e prováveis diferenças entre uma região monocultora e duas outras diversificadas. Deste modo, pode-se inferir até que ponto a exploração da monocultura estará influenciando o processo de desenvolvimento da região Cacaueira da Bahia. Os resultados evidenciam a importância da exploração da monocultura do cacau para o crescimento econômico da região Cacaueira da Bahia. São inquestionáveis as mudanças nas estruturas da produção, emprego e população. Porém, do ponto de vista do desenvolvimento social, persistem questões que levam à deterioração das condições de vida principalmente da população localizada no meio rural.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66643
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1991_dis_rrmidlej.pdf35,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.