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Tipo: TCC
Título: Avaliação do serviço de saúde bucal da estratégia saúde da família na coordenadoria regional de saúde III de Fortaleza
Autor(es): Freire Júnior, Jorge Luiz Moreira
Orientador: Teixeira, Ana Karine Macedo
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família;Atenção Primária à Saúde;Saúde Bucal
Data do documento: 22-Jun-2022
Citação: FREIRE JÚNIOR, J. L. M. Avaliação do serviço de saúde bucal da estratégia saúde da família na coordenadoria regional de saúde III de fortaleza. 2022. 60 f. Monografia (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66612. Acesso em: 23 jun. 2022.
Resumo: A implementação das Equipes de Saúde Bucal (ESB) na Estratégia Saúde da Família (ESF) objetivou o acesso universal da população aos serviços de saúde bucal, entretanto, apesar do aumento na cobertura desses serviços, existem desafios que vão de encontro aos princípios da Atenção Primária à Saúde (APS) e precisam ser superados. Diante disto, foi realizado um estudo avaliativo e transversal a fim de avaliar o serviço de saúde bucal na ESF da Coordenadoria Regional de Saúde (CORES) III de Fortaleza por meio dos atributos da APS, a partir da perspectiva dos cirurgiões-dentistas e dos usuários. O serviço foi avaliado por meio do instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool) versão profissional e usuário, que é constituído por itens distribuídos entre os atributos da APS, respondidos pelos participantes em uma escala Likert (1 a 4). Os escores do instrumento são classificados em alto quando maior ou igual a 6,6 e baixo quando menor que 6,6. O instrumento foi aplicado em 14 servidores efetivos que trabalhavam na unidade há pelo menos 2 anos, bem como em 80 usuários maiores de 18 anos que utilizaram os serviços de saúde bucal da CORES III. Os dados foram analisados no programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences) versão 20, considerado o intervalo de confiança de 95%, com nível de significância de 5%. Foi realizada análise descritiva dos dados. Na perspectiva dos profissionais, os atributos acesso de primeiro contato (3,20) e longitudinalidade (6,36) apresentaram um escore baixo, diferentemente dos atributos integralidade (8,16) e coordenação do cuidado (7,41), que apresentaram um escore alto, resultando em um escore médio alto (6,88). Já do ponto de vista dos usuários, todos os atributos apresentaram um escore baixo: acesso de primeiro contato (4,02), longitudinalidade (4,83) e coordenação do cuidado (5,24), resultando em um escore médio baixo (4,69). Concluiu-se que o acesso de primeiro contato e a longitudinalidade são considerados deficientes tanto na perspectiva dos profissionais como dos usuários, diferentemente da coordenação do cuidado e da integralidade, que foram considerados satisfatórios pelos cirurgiões-dentistas. Portanto, é necessário maior atenção às dificuldades identificadas no serviço, tomando as decisões necessárias para proporcionar maior resolutividade e eficácia ao sistema.
Abstract: The implementation of Oral Health Teams in the Family Health Strategy aimed at universal access of the population to oral health services; however, despite the increase in the coverage of these services, there are challenges that go against the principles of Primary Health Care and need to be surpassed. Thus, an evaluative and cross-sectional study was carried out with the objective of evaluating the oral health service in the Family Health Strategy of the Regional Health Coordination III of Fortaleza through the attributes of APS, from the perspective of dentists and users. The attributes were evaluated using the Primary Care Assessment Tool (PCATool) professional version, which consists of items distributed among the attributes of Primary Health Care, answered by the participants on a Likert scale (1 to 4). The scores of the instrument are classified as high when greater than or equal to 6.6 and low when less than 6.6. The instrument was applied to permanent employees who had worked in the unit for at least 2 years, as well as to users over 18 years of age who used the oral health services of CORES III between the years 2019 and 2021. The data were analyzed in the SPSS (Statistical Package for Social Sciences) program version 20, considering the confidence interval of 95%, with a significance level of 5%. A descriptive analysis of the data was performed. The chi-square test was used to verify the association between the categorical variables. From the professionals perspective, the attributes first contact access (3.20) and longitudinality (6.36) presented a low score, unlike the attributes integrality (8.16) and care coordination (7.41), which presented a high score, resulting in a high average score (6.88). From the users point of view, all attributes presented a low score: first contact access (4.02), longitudinality (4.83) and care coordination (5.24). It was concluded that first contact access and longitudinality are considered deficient from the perspective of both professionals and users, unlike care coordination and integrality, which were considered satisfactory by dentists. So, more attention is needed to the difficulties identified in the service, making the necessary decisions to provide more resolutivity and effectiveness to the system.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66612
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