Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66610
Tipo: TCC
Título: Hipótese da convergência: uma análise empírica entre os Estados e as Regiões do Brasil: 1970/98
Autor(es): Costa, Emanuela Andrade
Orientador: Almeida, Manoel Bosco de
Palavras-chave: Renda per capita - Economia (Brasil);Hipótese de convergência - Economia (Brasil);Desiguladade regional - Economia (Brasil);Ciências Econômicas
Data do documento: 2002
Citação: ALMEIDA, M. B. de. Hipótese da convergência: uma análise empírica entre os Estados e as Regiões do Brasil: 1970/98. 2002. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar se existe ou não um processo de convergência da renda per capita entre estados e regiões do Brasil no período de 1970-1998. Em particular, procura-se verificar a influência de diferentes níveis educacionais nesse processo. Os dados utilizados são a renda per capita e diferentes níveis educacionais definidos para pontos médios referentes aos anos de 1985, 1990 e 1997, por estados e regiões. O modelo utilizado é o de Barro e Sala-i-Martin. Os resultados referentes à convergência absoluta indicam a existência de um processo de convergência para o conjunto de todos os estados do Brasil. Indicam também que esse processo fica mais forte à medida que outras regiões são incluídas na amostra, sugerindo uma maior heterogeneidade nos processos de crescimento entre os estados e regiões. A inclusão das variáveis educacionais não alteram os resultados referentes à convergência absoluta. As variáveis educacionais, por outro lado, indicam que quanto maior o nível de instrução, maior seus efeitos positivos sobre o processo de convergência. Esses efeitos são mais fortes quando regiões mais desenvolvidas, Sudeste e Sul são incluídas na amostra.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66610
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_tcc_eacosta.pdf11,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.