Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66543
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nojosa, Glauber Marques | - |
dc.contributor.author | Castro, Gabriel de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T22:45:02Z | - |
dc.date.available | 2022-06-20T22:45:02Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, G. S. A situação fiscal das capitais nordestinas com a pandemia da Covid-19: uma análise a partir do IFGF e da CAPAG. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66543 | - |
dc.description.abstract | The pandemic has severely affected the fiscal situation of municipalities. The measures adopted by the government to contain the spread and contamination of the SARS-CoV-2 virus, such as lockdown, stoppage of non-essential activities, closing of shops and schools, control of the movement of people and vehicles, etc., caused a disorganization of the productive chains that impacted strongly in the production, distribution and consumption of goods and services, drastically reducing company revenues and, consequently, tax collection. The present work seeks to analyze the fiscal situation of the northeastern capitals considering the year 2019, before the COVID-19 pandemic, and 2020, during the pandemic. For this, a descriptive analysis of fiscal performance indicators widely used in the literature is used, such as the Firjan Fiscal Management Index (IFGF) and the Capacity to Pay (CAPAG). Among the main results for the IFGF, the fiscal performance of Salvador and Fortaleza stands out positively and, negatively, capitals such as Natal and Teresina. Considering CAPAG, Aracaju and Fortaleza are the positive and negative highlights, respectively. It also seeks to understand what was done by each capital that led to a change in the grade from 2019 to 2020, both in the IFGF and CAPAG. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 - Economia | pt_BR |
dc.subject | Gestão fiscal - Capitais nordestinas | pt_BR |
dc.title | A situação fiscal das capitais nordestinas com a pandemia da Covid-19: uma análise a partir do IFGF e da CAPAG | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pandemia afetou severamente a situação fiscal dos municípios. As medidas adotadas pelos governantes para conter o avanço e contaminação pelo vírus SARS-CoV-2 como lockdown, paralisação de atividades não essenciais, fechamento do comércio e escolas, controle da circulação de pessoas e veículos etc, provocou uma desorganização das cadeias produtivas que impactou fortemente na produção, distribuição e consumo de bens e serviços, reduzindo drasticamente o faturamento das empresas e, consequentemente, a arrecadação tributária. O presente trabalho busca analisar a situação fiscal das capitais nordestinas considerando o ano de 2019, antes da pandemia da COVID-19, e 2020, durante a pandemia. Para isso, utiliza-se uma análise descritiva de indicadores de desempenho fiscal amplamente utilizados na literatura, como o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) e a Capacidade de Pagamento (CAPAG). Dentre os principais resultados para o IFGF, destacam-se positivamente o desempenho fiscal de Salvador e Fortaleza e, negativamente, capitais como Natal e Teresina. Considerando a CAPAG, Aracaju e Fortaleza são os destaques postivo e negativo, respectivamente. Busca-se também compreender o que foi feito por cada capital que a levou a uma mudança na nota de 2019 para 2020, tanto no IFGF quanto na CAPAG. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_gscastro.pdf | 277,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.