Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66514
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs
Título em inglês: Using edublogs to improve teaching and learning in computer area undergraduate courses
Autor(es): Lima, Alberto Sampaio
Andriola, Wagner Bandeira
Tavares, Wladimir Araújo
Palavras-chave: Edublogs;Ensino - Aprendizagem;Práticas pedagógicas
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Citação: LIMA, A. S. et al. Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Vol. 10, n. 3, p. 816-841, 2015.
Resumo: A utilização de blogs como ferramenta pedagógica de apoio ao processo de ensino e aprendizado tem sido temática debatida pelos pesquisadores na área de educação. Esse trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos blogs como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação. Foram avaliados três blogs utilizados por alunos em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Avaliou-se os problemas e os cenários de sucesso, onde o emprego desta ferramenta pedagógica proporcionou aumento da motivação dos alunos, melhoria no processo de comunicação entre os atores envolvidos, gerando melhores resultados de aprendizagem dos alunos e melhores avaliações do ensino dos professores.
Abstract: The use of blogs as pedagogical tools in teaching-learning process is actual and very discussed by education researchers. This work presents a study about using blogs as mediators in teaching and learning process in computing graduation. We evaluated three blogs used by the students of federal university of Ceará (UFC). We evaluated the problems and the success scenarios where the blog utilization increased student motivation, improving learning results and generating better evaluation indexes related to teaching activities by professors.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66514
ISSN: 2446-8606
Aparece nas coleções:DETE - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_aslima.pdf846,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.